Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44817
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Alexandre Viana | - |
dc.contributor.author | LIMA, Danilo Melo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T15:16:10Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20T15:16:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Danilo Melo de. O PROINFO em Pernambuco: Um olhar para a materialização da política pública a partir da produção acadêmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44817 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretendeu analisar, a partir da produção acadêmica disponível, a materialização das ações propostas pelo PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) no Estado de Pernambuco. O levantamento das produções que possibilitaram sua realização aconteceu a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Pernambuco (BDTD/UFPE) e contemplou trabalhos produzidos nas duas décadas deste século XXI. A pesquisa que aqui desenvolvemos é bibliográfica, trazendo também na sua constituição elementos de pesquisa documental. Os documentos oficiais considerados em seu desenvolvimento foram as portarias que fundaram e reconfiguraram o programa com o passar dos anos, os decretos federais que lhe agregaram competências e novas jurisdições, além dos manuais e apostilas de seu funcionamento elaborados e distribuídos pelo Ministério da Educação. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977), em articulação com a análise documental, nos auxiliou no trato dos dados coletados a partir do levantamento. A elaboração da discussão sobre o PROINFO considerou o percurso histórico de sua fundação, seus meios de funcionamento e sua materialização no contexto pernambucano. Os resultados alcançados ao final de nossa pesquisa apontaram massivamente para fragilidades na materialização do PROINFO em Pernambuco, principalmente no que diz respeito a questões de infraestrutura e aos processos de formação continuada oferecidos pelo programa no Estado. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | PROINFO | pt_BR |
dc.title | O PROINFO em Pernambuco: Um olhar para a materialização da política pública a partir da produção acadêmica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4037287499301609 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3321578996501111 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work meant to analyze, from the availabe academic production, the materialization of the actions proposed by PROINFO (National Program of Educational Technology) in the state of Pernambuco. The survey of the productions that made possible its realization happened from the Digital Library of Theses e Dissertations of the Federal University of Pernambuco (BDTD/UFPE) and contemplated works produced in the two decades of this 21st century. The research that we developed here is bibliographical, bringing also in its constitution elements of documentary research. The official documents considered in its development were the ordinances that founded and reconfigured the program over the years, the federal decrees that added competences and new jurisdictions, as well as the manuals and handbooks of its operation elaborated and distributed by the Ministry of Education. Content analysis (BARDIN, 1977), in conjunction with documentary analysis, assisted us in the treatment of the data collected from the survey. The elaboration of the discussion on PROINFO considered the historical course of its foundation, its means of operation and its materialization in the Pernambuco context. The results achieved at the end of our research pointed massively to frailties in the materialization of PROINFO in Pernambuco, mainly in regarding issues of laboratory infrastructure and the ongoing training processes offered by the program in the State. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Danilo Melo.pdf | 605,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons