Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44660

Compartilhe esta página

Título: A filosofia de Jacques Derrida e suas implicações ao debate educativo sobre a inclusão.
Autor(es): SILVA, Amós Santos
Palavras-chave: Filosofia; Derrida, Jacques, 1930-2004; Educação inclusiva
Data do documento: 26-Jun-2019
Citação: SILVA, Amós Santos. A filosofia de Jacques Derrida e suas implicações ao debate educativo sobre a inclusão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho monográfico investigou, a partir das tessituras teóricas do filósofo francês Jacques Derrida, as possíveis convergências e implicações desse pensamento para pensar a problemática educativa da inclusão. Para tanto, descreve os principais conceitos da filosofia derridiana – Desconstrução, Différance, Outro e Hospitalidade –, e, conjuntamente, relaciona as contribuições dessa filosofia, em suas pertinências para o debate educativo, à inclusão educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual demarcamos o procedimento de leitura/escrita desconstrutiva no caminho percorrido: Atento à linguagem dos textos, aos argumentos, as rasuras, as transições e movimentos do pensamento do autor, suas hesitações, paradoxos, aporias, e “inconsistências conceituais”. As contribuições de Jacques Derrida marcam principalmente a necessidade de rompermos com sistemas conceituais fechados e enclausurados, que se estabelecem e confirmam suas estruturas centradas numa presença única e absoluta de, no caso da inclusão, pensar a diferença e o educar do “espectralizado enquanto deficiente”. No debate acerca da diferença e do Outro, este último que resiste à sistematização e ao desejo totalizante do reconhecimento, Derrida nos mostra que é exatamente sobre essa impossível precisão conceitual acerca da ideia de diferença que nos faz refletir o neologismo do jogo da différance. Em suma, defendemos que o educar da inclusão não seja endereçado ao outro tematizado e circunscrito como “sendo deficiente”, mas sim Outro que é différance – Educação que oferece hospitalidade incondicional ao Outro, não o moldando em nossa estrutura de formação e de escola, mas acolhe-o para além das “deficiências”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44660
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Amós Santos.pdf690,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons