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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44660

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Amós Santos-
dc.date.accessioned2022-06-07T16:08:32Z-
dc.date.available2022-06-07T16:08:32Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.date.submitted2022-06-07-
dc.identifier.citationSILVA, Amós Santos. A filosofia de Jacques Derrida e suas implicações ao debate educativo sobre a inclusão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44660-
dc.description.abstractEste trabalho monográfico investigou, a partir das tessituras teóricas do filósofo francês Jacques Derrida, as possíveis convergências e implicações desse pensamento para pensar a problemática educativa da inclusão. Para tanto, descreve os principais conceitos da filosofia derridiana – Desconstrução, Différance, Outro e Hospitalidade –, e, conjuntamente, relaciona as contribuições dessa filosofia, em suas pertinências para o debate educativo, à inclusão educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual demarcamos o procedimento de leitura/escrita desconstrutiva no caminho percorrido: Atento à linguagem dos textos, aos argumentos, as rasuras, as transições e movimentos do pensamento do autor, suas hesitações, paradoxos, aporias, e “inconsistências conceituais”. As contribuições de Jacques Derrida marcam principalmente a necessidade de rompermos com sistemas conceituais fechados e enclausurados, que se estabelecem e confirmam suas estruturas centradas numa presença única e absoluta de, no caso da inclusão, pensar a diferença e o educar do “espectralizado enquanto deficiente”. No debate acerca da diferença e do Outro, este último que resiste à sistematização e ao desejo totalizante do reconhecimento, Derrida nos mostra que é exatamente sobre essa impossível precisão conceitual acerca da ideia de diferença que nos faz refletir o neologismo do jogo da différance. Em suma, defendemos que o educar da inclusão não seja endereçado ao outro tematizado e circunscrito como “sendo deficiente”, mas sim Outro que é différance – Educação que oferece hospitalidade incondicional ao Outro, não o moldando em nossa estrutura de formação e de escola, mas acolhe-o para além das “deficiências”.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectDerrida, Jacques, 1930-2004pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA filosofia de Jacques Derrida e suas implicações ao debate educativo sobre a inclusão.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3895972285558808pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxThis monographic work investigated, from the theoretical work of the French philosopher Jacques Derrida, the possible convergences and implications of his thought to think the educational problematic of inclusion. In order to do so, it describes the main concepts of Derrida's philosophy – Deconstruction, Différance, Other and Hospitality –, and, at the same time, relates the contributions of this philosophy, in its relevance to the educational field, to the inclusion problem. It is a bibliographical research in which we demarcate the procedure of deconstructive reading/writing on our research process: Attentive to the language of texts, arguments, erasures, transitions and movements of the author's thought, hesitations, paradoxes, aporias and “conceptual inconsistencies”. Jacques Derrida's contributions mainly mark the need to break with closed and enclosed conceptual systems, which establish and confirm their structures centered on a single and absolute presence of, in the case of the inclusion problem, think the difference and educate the “spectralised disabled”. In the debate about difference and the Other, the latter that resists systematization and the totalizing desire for recognition, Derrida shows us that it is precisely on this impossible conceptual precision about the idea of difference that makes us reflect the neologism of the game of différance. In the end, we argue that the education of inclusion shouldn’t be addressed to the other thematized and circumscribed as “being deficient”, but rather Other that is différance – Education that offers unconditional hospitality, not shaping it in our formation and school structure, but welcoming it beyond of “disabilities”.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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