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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44659

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Título: Constrangimentos educacionais vivenciados por professores homens que atuam no ensino fundamental I no município de Caruaru-PE.
Autor(es): SILVA, Ronaldo Heleno da
Palavras-chave: Professores de ensino fundamental - Caruaru (PE); Ambiente escolar; Masculinidade; Constrangimento
Data do documento: 18-Jul-2018
Citação: SILVA, Ronaldo Heleno da. Constrangimentos educacionais vivenciados por professores homens que atuam no ensino fundamental I no município de Caruaru-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral estudar os constrangimentos que os professores homens têm enfrentado ao atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e como objetivos específicos: identificar os principais tipos de constrangimentos que professores homens têm enfrentado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, caracterizar as principais masculinidades do ser professor homem presentes no corpo docente de escolas com oferta de Ensino Fundamental I e descrever o ambiente escolar onde ocorrem os constrangimentos enfrentados por professores homens dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O quadro teórico dessa pesquisa se baseou em autores como: Parrot (1996); Gondim (2014); Formiga (2006); Sabini et al. (2000); Gouveia (2005); Hirigoyen (2002) e Melo (2001) que tratam das discussões relacionadas a Constrangimentos. Para tratar das discussões acerca de Masculinidade temos Scott (1990, 1995 e 2005); Hall (2005); Januário (2016) e Bourdieu (2002). Para as discussões sobre Ensino Fundamental temos Zabala (1998); LDB (9.394); Aleraro (2005) e Esteves; Mourão (2013). A perspectiva metodológica desse estudo está baseada na Abordagem Qualitativa (MINAYO 1995) e utilizou como técnica de coleta de dados a Entrevista Semiestruturada (TRIVIÑOS 1987). Para a Análise e Sistematização dos Dados coletados foi utilizado o Método da Análise de Conteúdo (BARDIN 2006). As conclusões do presente estudo apontaram que a sexualidade do professor, a visão feminina do magistério socialmente construída, a crença de que o homem possui uma maior possibilidade de praticar algum ato de violência sexual contra os alunos são os principais causadores de constrangimentos que esses profissionais têm enfrentado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44659
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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