Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44659

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAJE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Ronaldo Heleno da-
dc.date.accessioned2022-06-07T13:32:02Z-
dc.date.available2022-06-07T13:32:02Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Ronaldo Heleno da. Constrangimentos educacionais vivenciados por professores homens que atuam no ensino fundamental I no município de Caruaru-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44659-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral estudar os constrangimentos que os professores homens têm enfrentado ao atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e como objetivos específicos: identificar os principais tipos de constrangimentos que professores homens têm enfrentado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, caracterizar as principais masculinidades do ser professor homem presentes no corpo docente de escolas com oferta de Ensino Fundamental I e descrever o ambiente escolar onde ocorrem os constrangimentos enfrentados por professores homens dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O quadro teórico dessa pesquisa se baseou em autores como: Parrot (1996); Gondim (2014); Formiga (2006); Sabini et al. (2000); Gouveia (2005); Hirigoyen (2002) e Melo (2001) que tratam das discussões relacionadas a Constrangimentos. Para tratar das discussões acerca de Masculinidade temos Scott (1990, 1995 e 2005); Hall (2005); Januário (2016) e Bourdieu (2002). Para as discussões sobre Ensino Fundamental temos Zabala (1998); LDB (9.394); Aleraro (2005) e Esteves; Mourão (2013). A perspectiva metodológica desse estudo está baseada na Abordagem Qualitativa (MINAYO 1995) e utilizou como técnica de coleta de dados a Entrevista Semiestruturada (TRIVIÑOS 1987). Para a Análise e Sistematização dos Dados coletados foi utilizado o Método da Análise de Conteúdo (BARDIN 2006). As conclusões do presente estudo apontaram que a sexualidade do professor, a visão feminina do magistério socialmente construída, a crença de que o homem possui uma maior possibilidade de praticar algum ato de violência sexual contra os alunos são os principais causadores de constrangimentos que esses profissionais têm enfrentado.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectConstrangimentopt_BR
dc.titleConstrangimentos educacionais vivenciados por professores homens que atuam no ensino fundamental I no município de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5424646366333447pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxThis research had as general objective to study the constraints that the male teachers have faced when acting in the initial years of elementary education I and as specific objectives to identify the main types of constraints that male teachers have faced in the initial years of Elementary School I, to characterize the main masculinities of the male teacher being present in the faculty of elementary schools of Elementary School I and to describe the school environment where the constraints faced by teachers of the initial years of Elementary School I. The theoretical framework of this research was based on authors like: Parrot (1996); Gondim (2014); Formiga (2006); Sabini et al. (2000); Gouveia (2005); Hirigoyen (2002) and Melo (2001) that deal with the discussions related to Constraints. To address the discussions about Masculinity we have Scott (1990, 1995 and 2005); Hall (2005); Januário (2016) and Bourdieu (2002). For the discussions about Elementary School we have Zabala (1998); LDB (9,394); Aleraro (2005) and Esteves; Mourão (2013). The methodological perspective of this study is based on the Qualitative Approach (MINAYO 1995) and used as a data collection technique the Semistructured Interview (TRIVIÑOS 1987). For the Analysis and Systematization of the Data collected, the Content Analysis Method (BARDIN 2006) was used. The conclusions of the present study pointed out that the teacher's sexuality, the feminine view of socially constructed teaching, the belief that the man has a greater possibility of practicing some act of sexual violence against the students are the main cause of constraints that these professionals have faced.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ronaldo Heleno da.pdf480,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons