Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44233
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SARTORE, Anna Rita | - |
dc.contributor.author | SANTOS, João Antonio de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T15:58:39Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T15:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, João Antonio de Lima. Audiovisuais como tecnologias: significados na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44233 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa à discussão das significações dos audiovisuais, enquanto tecnologias, para a prática docente analisadas a partir de discursos de professores/as. Com o objetivo de compreender como as/os professoras/es significam o uso de tecnologias audiovisuais no exercício da prática docente tomamos como base os dispositivos teóricos de Moran (1995; 2000), Feenberg (2003) e Duarte e Alegria (2008). A partir da análise de discurso, aportada em Pêcheux (2012) e Orlandi (2010), enquanto dispositivo analítico, buscou-se a identificar os audiovisuais presentes na prática docente, conhecer as metodologias e analisar as concepções significadas pelas/os professoras/es no processo de ensino aprendizagem. Para isso, foram os sujeitos da pesquisa quatro docentes e o campo duas escolas municipais da cidade de Caruaru, Pernambuco que utilizavam tecnologias audiovisuais nas aulas. Diante do que foi visto, compreendemos que há um consenso quando se trata de que as tecnologias digitais e audiovisuais são consideradas importantes recursos para a aula e que os docentes utilizam os audiovisuais como meio para a realização de outros objetivos ligados ao currículo formal. Porém, há um afastamento entre o diálogo de ideias e o potencial crítico dos audiovisuais quando o foco da prática docente se volta para uma única leitura, que parte ou é guiado pelo docente, ou quando eles são meros instrumentos para o trabalho com outro tipo de linguagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Audiovisuais como tecnologias: significados na prática docente. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7146461398718388 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6541296069041830 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to discuss about the audiovisual significance as technologies through teaching methods from teachers discourse analysis, based on ideas such as Moran’s, audiovisual education (1995; 2000), Feenberg’s philosophy of technology (2003), and Duarte and Alegria’s framework for cinema and education (2008). The purpose of understanding how teachers have signified the audiovisual method in class could lead this research to identify the usual tools, methods and meanings related to audiovisuals teaching purposes. The discourses analysis, based on Pêcheux’s (2012) and Orlandi’s (2010) studies, focused on the meanings of four teachers from two municipal schools who were analyzed within whose methods audiovisuals were being used. Therefore, this research has brought to light aspects of a common consent which reveals the relevance of audiovisual by educational means and for the school curriculum, but also the distance between the teacher-centered method at managing the class for his/her own standard ideas and the different views brought by students which hinders the critical potential the audiovisual could enhance or when they endeavor mere instrumental actions aiming at other kinds of languages work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, João Antonio de Lima.pdf | 371,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons