Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44202

Comparte esta pagina

Título : Jogo de cartas analógico inclusivo: estudo de caso sobre o Uno.
Autor : SILVA, Bruno Vieira
Palabras clave : Design; Pessoas com deficiência visual; Jogo de cartas
Fecha de publicación : 3-jul-2019
Citación : SILVA, Bruno Vieira da. Jogo de cartas analógico inclusivo: estudo de caso sobre o Uno. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Esta monografia discorre sobre as dificuldades que as pessoas com deficiên cias visuais têm na sociedade. Podemos citar como exemplos a tecnologia, produtos e serviços educacionais, além do entretenimento que tem avançado para minimizar as dificuldades do dia-a-dia da pessoa com deficiência, propor cionando autonomia e possibilitando que os jogos sejam utilizados por pessoas com limitações visuais, seja ele, daltônico, baixa visual ou cego. O objetivo des te estudo é adaptar o jogo de cartas UNO para que este se torne acessível tan to para pessoas com alguma deficiência visual, quanto por pessoas que não possuem nenhuma limitação. Para isso, foi utilizado a metodologia projetual de Bruno Munari, na metodologia, foi preciso realizar algumas adaptações para que pudesse se enquadrar no projeto. Utilizando de linguagens visuais e táteis, foi possível verificar materiais que melhor se adequassem para a elaboração do Braille e códigos de cores em relevo no jogo UNO. Através dos dados cole tados, análises de materiais e tecnologias, foi possível concluir que os materi ais, as linguagens visuais e táteis aplicadas neste projeto, podem ser utilizadas em diversos projetos impressos do design gráfico, não se limitando apenas aos jogos de cartas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44202
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Bruno Vieira da.pdf4,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons