Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44202
Share on
Title: | Jogo de cartas analógico inclusivo: estudo de caso sobre o Uno. |
Authors: | SILVA, Bruno Vieira |
Keywords: | Design; Pessoas com deficiência visual; Jogo de cartas |
Issue Date: | 3-Jul-2019 |
Citation: | SILVA, Bruno Vieira da. Jogo de cartas analógico inclusivo: estudo de caso sobre o Uno. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Esta monografia discorre sobre as dificuldades que as pessoas com deficiên cias visuais têm na sociedade. Podemos citar como exemplos a tecnologia, produtos e serviços educacionais, além do entretenimento que tem avançado para minimizar as dificuldades do dia-a-dia da pessoa com deficiência, propor cionando autonomia e possibilitando que os jogos sejam utilizados por pessoas com limitações visuais, seja ele, daltônico, baixa visual ou cego. O objetivo des te estudo é adaptar o jogo de cartas UNO para que este se torne acessível tan to para pessoas com alguma deficiência visual, quanto por pessoas que não possuem nenhuma limitação. Para isso, foi utilizado a metodologia projetual de Bruno Munari, na metodologia, foi preciso realizar algumas adaptações para que pudesse se enquadrar no projeto. Utilizando de linguagens visuais e táteis, foi possível verificar materiais que melhor se adequassem para a elaboração do Braille e códigos de cores em relevo no jogo UNO. Através dos dados cole tados, análises de materiais e tecnologias, foi possível concluir que os materi ais, as linguagens visuais e táteis aplicadas neste projeto, podem ser utilizadas em diversos projetos impressos do design gráfico, não se limitando apenas aos jogos de cartas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44202 |
Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Bruno Vieira da.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License