Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44201

Comparte esta pagina

Título : O briefing como ferramenta de aperfeiçoamento do processo de projetos de produtos: o caso da indústria Argus Metalúrgica em Caruaru.
Autor : SILVA, Aniele Marques
Palabras clave : Design; Projeto de produto; Desenho industrial; Planejamento da produção; Argus Metalúrgica (Caruaru -PE)
Fecha de publicación : 10-dic-2019
Citación : SILVA, Aniele Marques. O briefing como ferramenta de aperfeiçoamento do processo de projetos de produtos: o caso da indústria Argus Metalúrgica em Caruaru. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Muitos empresários de pequenas e médias empresas desejam usar o Design para aumentar sua vantagem comercial, através da conquista de novos mercados. Todavia, a maior parte deles não sabem que para trabalhar no desenvolvimento e lançamento de novos produtos é necessário passar por um processo de planejamento. É difícil explicar ao empresário que é necessário investir uma grande parcela do tempo na fase pré-projetual, no entanto o não cumprimento dessa etapa pode prejudicar toda atividade projetual. Essa era a realidade da empresa Argus Metalúrgica, uma indústria de transformação mecânica de aço-carbono em produtos de bens de consumo, localizada na cidade de Caruaru no Agreste Pernambucano. Através da vivência como trainee de Design da empresa foi possível observar que as atividades projetuais ali praticadas estavam sendo comprometidas por pouco conhecimento ou pela má elaboração da ferramenta de briefing de Design. O objetivo deste trabalho foi propor um protocolo de briefing passível de ser aplicado à realidade e ao contexto da referida empresa. O método de trabalho proposto foi dividido em duas fases: 1. Identificação do Estado da Arte do Parque Tecnológico da empresa e, 2. Compreensão do perfil de todos os colaboradores da empresa que participam do processo de desenvolvimento de produtos, assim como o dos principais clientes, representantes dos diversos seguimentos de mercado que a empresa atende. O cruzamento dos dados obtidos serviu para mapear as diretrizes que o protocolo de briefing deveria conter para ser aplicados no processo de desenvolvimento de produtos que a empresa recebe de seus clientes e também para que no futuro seja possível investir no planejamento de uma linha de mobiliário residencial que tenha a marca autoral da empresa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44201
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Aniele Marques.pdf4,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons