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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43763

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Title: Educação no sistema penitenciário: espaço de ressocialização ou depósito de criminosos?
Authors: SILVA, Héllen Oliveira da
Keywords: Ressocialização; Educação; Direitos humanos; Prisões
Issue Date: 20-Jul-2016
Citation: SILVA, Héllen Oliveira da. Educação no sistema penitenciário: espaço de ressocialização ou depósito de criminosos? 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Abstract: A presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão, do curso de Pedagogia. A escolha do tema se deu pelo entendimento de que existem muitos espaços de educação não formais capazes de proporcionar ao individuo a (re) construção de sua identidade e um novo olhar a cerca do mundo e da sociedade. Diante da multiplicidade desses espaços, percebemos que o sistema prisional ainda é visto com certo preconceito por muitos profissionais da educação, e observamos também a falta de uma formação especifica para atuação dos docentes nesse espaço. Assim, temos como principal objetivo no presente trabalho entender como os espaços de ressocialização vêm contribuindo no processo educativo dos sujeitos em privação de liberdade. Para isso fizemos uso de entrevistas com alguns internos e professores de uma penitenciária em Caruaru – PE, e também de observação dos espaços e do cotidiano tanto da penitenciária, quanto da escola localizada em seu interior. Optamos por entrevistar sujeitos que desenvolviam alguma atividade educacional, visto que nosso objetivo é compreender como a educação nesse espaço contribui para a reintegração desses sujeitos à sociedade. Conversamos também com ex- internos da mesma penitenciária, para termos uma melhor compreensão de como funciona a rotina, e como é o tratamento dado aos internos da mesma. A partir dos estudos e das entrevistas feitas, pudemos concluir que a educação no ambiente prisional possibilita aos sujeitos, o resgate da cidadania, e a (re) construção da identidade, além de tornar o cumprimento da pena mais humanitário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43763
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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