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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43763

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorSILVA, Héllen Oliveira da-
dc.date.accessioned2022-04-11T16:55:20Z-
dc.date.available2022-04-11T16:55:20Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.citationSILVA, Héllen Oliveira da. Educação no sistema penitenciário: espaço de ressocialização ou depósito de criminosos? 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43763-
dc.description.abstractA presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão, do curso de Pedagogia. A escolha do tema se deu pelo entendimento de que existem muitos espaços de educação não formais capazes de proporcionar ao individuo a (re) construção de sua identidade e um novo olhar a cerca do mundo e da sociedade. Diante da multiplicidade desses espaços, percebemos que o sistema prisional ainda é visto com certo preconceito por muitos profissionais da educação, e observamos também a falta de uma formação especifica para atuação dos docentes nesse espaço. Assim, temos como principal objetivo no presente trabalho entender como os espaços de ressocialização vêm contribuindo no processo educativo dos sujeitos em privação de liberdade. Para isso fizemos uso de entrevistas com alguns internos e professores de uma penitenciária em Caruaru – PE, e também de observação dos espaços e do cotidiano tanto da penitenciária, quanto da escola localizada em seu interior. Optamos por entrevistar sujeitos que desenvolviam alguma atividade educacional, visto que nosso objetivo é compreender como a educação nesse espaço contribui para a reintegração desses sujeitos à sociedade. Conversamos também com ex- internos da mesma penitenciária, para termos uma melhor compreensão de como funciona a rotina, e como é o tratamento dado aos internos da mesma. A partir dos estudos e das entrevistas feitas, pudemos concluir que a educação no ambiente prisional possibilita aos sujeitos, o resgate da cidadania, e a (re) construção da identidade, além de tornar o cumprimento da pena mais humanitário.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.titleEducação no sistema penitenciário: espaço de ressocialização ou depósito de criminosos?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9005332507052601pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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