Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43610
Compartilhe esta página
Título: | A prática pedagógica das/nas escolas Xukuru : encontros com a pedagogia decolonial na comunidade-escola |
Autor(es): | OLIVEIRA, Maria Roseane Cordeiro de |
Palavras-chave: | Índios Xukuru; Indígenas - Educação; Prática de ensino – Pernambuco; Escolas indígenas – Pernambuco; Educação multicultural |
Data do documento: | 12-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, Maria Roseane Cordeiro de. A prática pedagógica das/nas escolas Xukuru: encontros com a pedagogia decolonial na comunidade-escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporênea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | A presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a Prática pedagógica das/nas escolas Xukuru. Assim, elaboramos a questão de investigação: quais os possíveis encontros da Prática pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial? Tomamos como objetivo geral investigar os possíveis encontros da Prática pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial. A partir disso, projetamos como objetivos específicos: 1) Especificar as concepções de Educação indígena e Educação escolar indígena Xukuru; 2) Identificar e caracterizar a Pedagogia Xukuru, tendo em vista as relações comunidade-escola; 3) Caracterizar os possíveis encontros entre a Prática pedagógica nas escolas Xukuru e a Pedagogia Decolonial. Para a realização da pesquisa buscamos refletir sobre a Educação Indígena e a educação escolar Indígena (BANIWA, 2006), pedagogia (LIBÂNEO, 2001), Prática pedagógica (SOUZA, 2012), Educação Xukuru e Educação escolar Xukuru tomando como base as produções do próprio povo, em diálogo com o Pensamento Decolonial. Os percursos metodológicos deram-se em formas circulares, as quais se articularam pela pesquisa qualitativa, considerando as descrições densas do caráter etnográfico. Utilizamos como técnicas de construção de dados a observação participante, as entrevistas etnográficas, o diário intensivo e a Análise de Conteúdo, como procedimento analítico. Portanto, concluímos que os possíveis encontros da Prática Pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial se dão nas dinâmicas cotidianas de formar a/o guerreira/o Xukuru por meio de três dimensões: espiritualidade, memória e coletividade. A prática pedagógica gestora, docente, discente e epistêmica das escolas Xukuru são embasadas por essas três dimensões que fazem a vida escolar ser compreendidas enquanto projeto político e emancipatório numa perspectiva de comunidade-escola, ou seja, as escolas Xukuru são específicas, diferenciadas e interculturais, quando a escola é reconhecida enquanto se faz pelo próprio povo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43610 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Roseane Cordeiro de Oliveira.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons