Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43610

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Saulo Ferreira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Roseane Cordeiro de-
dc.date.accessioned2022-03-30T17:05:40Z-
dc.date.available2022-03-30T17:05:40Z-
dc.date.issued2021-02-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Roseane Cordeiro de. A prática pedagógica das/nas escolas Xukuru: encontros com a pedagogia decolonial na comunidade-escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporênea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43610-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a Prática pedagógica das/nas escolas Xukuru. Assim, elaboramos a questão de investigação: quais os possíveis encontros da Prática pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial? Tomamos como objetivo geral investigar os possíveis encontros da Prática pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial. A partir disso, projetamos como objetivos específicos: 1) Especificar as concepções de Educação indígena e Educação escolar indígena Xukuru; 2) Identificar e caracterizar a Pedagogia Xukuru, tendo em vista as relações comunidade-escola; 3) Caracterizar os possíveis encontros entre a Prática pedagógica nas escolas Xukuru e a Pedagogia Decolonial. Para a realização da pesquisa buscamos refletir sobre a Educação Indígena e a educação escolar Indígena (BANIWA, 2006), pedagogia (LIBÂNEO, 2001), Prática pedagógica (SOUZA, 2012), Educação Xukuru e Educação escolar Xukuru tomando como base as produções do próprio povo, em diálogo com o Pensamento Decolonial. Os percursos metodológicos deram-se em formas circulares, as quais se articularam pela pesquisa qualitativa, considerando as descrições densas do caráter etnográfico. Utilizamos como técnicas de construção de dados a observação participante, as entrevistas etnográficas, o diário intensivo e a Análise de Conteúdo, como procedimento analítico. Portanto, concluímos que os possíveis encontros da Prática Pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial se dão nas dinâmicas cotidianas de formar a/o guerreira/o Xukuru por meio de três dimensões: espiritualidade, memória e coletividade. A prática pedagógica gestora, docente, discente e epistêmica das escolas Xukuru são embasadas por essas três dimensões que fazem a vida escolar ser compreendidas enquanto projeto político e emancipatório numa perspectiva de comunidade-escola, ou seja, as escolas Xukuru são específicas, diferenciadas e interculturais, quando a escola é reconhecida enquanto se faz pelo próprio povo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÍndios Xukurupt_BR
dc.subjectIndígenas - Educaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Pernambucopt_BR
dc.subjectEscolas indígenas – Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.titleA prática pedagógica das/nas escolas Xukuru : encontros com a pedagogia decolonial na comunidade-escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALMEIDA, Eliene Amorim de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8668227557942681pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755039016472671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis master's dissertation has as its object of study the pedagogical practice of / in Xukuru schools. Thus, we elaborated the research question: what are the possible encounters between the pedagogical practice of the Xukuru schools and the Decolonial Pedagogy? We take as a general objective to investigate the possible encounters between the pedagogical practice of the Xukuru schools and the Decolonial Pedagogy. From this, we project as specific objectives: 1) Specify the concepts of indigenous education and indigenous school education Xukuru; 2) Identify and characterize Xukuru Pedagogy, with a view to community-school relations; 3) To characterize the possible encounters between pedagogical practice in Xukuru schools and Decolonial pedagogy. In order to carry out the research, we seek to reflect on Indigenous Education and Indigenous school education (BANIWA, 2006), pedagogy (LIBÂNEO, 2001), pedagogical practice (SOUZA, 2012), Xukuru Education and Xukuru school education based on the productions of his own people, in dialogue with the Decolonial Thought. The methodological paths took place in circular shapes, which were articulated by qualitative research, considering the dense descriptions of the ethnographic character. We used participant observation, ethnographic interviews, intensive diaries and Content Analysis as data construction techniques, as an analytical procedure. Therefore, we conclude that the possible encounters between the Pedagogical Practice of the Xukuru schools and the Decolonial Pedagogy occur in the daily dynamics of forming the warrior / Xukuru through three dimensions: spirituality, memory and collectivity. The managerial, teaching, student and epistemic pedagogical practice of the Xukuru schools are based on these three dimensions that make school life understood as a political and emancipatory project from a community-school perspective, that is, the Xukuru schools are specific, differentiated and intercultural , when the school is recognized while it is done by the people themselves.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0217330129788168pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Roseane Cordeiro de Oliveira.pdf2,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons