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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43484
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Título: | A morte e o morrer : significados e implicações no viver de servidores da UFPE : um olhar integral à luz da formação humana |
Autor(es): | SILVA, Ana Cleide da |
Palavras-chave: | Educação da Pessoa Humana; Morte – Sentido da Vida; Desenvolvimento da Pessoa humana; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Ana Cleide da. A morte e o morrer: significados e implicações no viver de servidores da UFPE: um olhar integral à luz da formação humana. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O fenômeno da morte é a certeza da vida, contudo, a morte ainda é um assunto tabu. O caráter reflexivo acerca da finitude apresenta-se escasso em muitos espaços sociais e educativos. A morte e o morrer têm sido discutidas no meio acadêmico, em geral no campo da saúde. Portanto, na área da Educação a discussão ainda carece de maior de ampliação. A realização desta pesquisa na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE tem como objetivo principal compreender como os significados e as implicações da morte e do morrer influenciam na vida de servidores da UFPE. Pretende, como objetivos específicos, identificar as estratégias de enfrentamento da morte e do morrer desenvolvidas por servidores da UFPE e discutir a educação para a morte à luz da formação humana a partir da percepção de servidores da UFPE. A formação humana numa perspectiva integral do ser é a abordagem adotada nesse estudo, sendo a educação para a morte considerada como parte desse processo formativo. A trajetória metodológica escolhida é do tipo qualitativa, a forma é a pesquisa de campo, os instrumentos para recolha dos dados são a entrevista semiestruturada e a observação. A análise dos resultados está orientada na análise de conteúdo, especificamente a análise temática. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias: significados e sentidos da morte; implicações da morte; enfrentamentos da morte e o humano em constante processo de formação. Os achados apontam para significados que vão desde a crença na vida após a morte até a certeza de que com a morte física tudo se acaba. A maioria dos entrevistados não possui uma estratégia para lidar com a morte, muitas vezes pela não reflexão quanto à finitude. Apontaram também que não possuem uma educação para a morte, embora acreditem na importância e na necessidade de que possamos tê-la nos espaços formativos. Por fim, a visão da morte e do morrer no sentido integral à luz da formação humana é um caminho a ser percorrido, não tendo sido, portanto, encontrado na análise dos resultados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43484 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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