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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43484
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ana Cleide da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T18:01:03Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T18:01:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Cleide da. A morte e o morrer: significados e implicações no viver de servidores da UFPE: um olhar integral à luz da formação humana. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43484 | - |
dc.description.abstract | O fenômeno da morte é a certeza da vida, contudo, a morte ainda é um assunto tabu. O caráter reflexivo acerca da finitude apresenta-se escasso em muitos espaços sociais e educativos. A morte e o morrer têm sido discutidas no meio acadêmico, em geral no campo da saúde. Portanto, na área da Educação a discussão ainda carece de maior de ampliação. A realização desta pesquisa na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE tem como objetivo principal compreender como os significados e as implicações da morte e do morrer influenciam na vida de servidores da UFPE. Pretende, como objetivos específicos, identificar as estratégias de enfrentamento da morte e do morrer desenvolvidas por servidores da UFPE e discutir a educação para a morte à luz da formação humana a partir da percepção de servidores da UFPE. A formação humana numa perspectiva integral do ser é a abordagem adotada nesse estudo, sendo a educação para a morte considerada como parte desse processo formativo. A trajetória metodológica escolhida é do tipo qualitativa, a forma é a pesquisa de campo, os instrumentos para recolha dos dados são a entrevista semiestruturada e a observação. A análise dos resultados está orientada na análise de conteúdo, especificamente a análise temática. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias: significados e sentidos da morte; implicações da morte; enfrentamentos da morte e o humano em constante processo de formação. Os achados apontam para significados que vão desde a crença na vida após a morte até a certeza de que com a morte física tudo se acaba. A maioria dos entrevistados não possui uma estratégia para lidar com a morte, muitas vezes pela não reflexão quanto à finitude. Apontaram também que não possuem uma educação para a morte, embora acreditem na importância e na necessidade de que possamos tê-la nos espaços formativos. Por fim, a visão da morte e do morrer no sentido integral à luz da formação humana é um caminho a ser percorrido, não tendo sido, portanto, encontrado na análise dos resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.subject | Morte – Sentido da Vida | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da Pessoa humana | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | A morte e o morrer : significados e implicações no viver de servidores da UFPE : um olhar integral à luz da formação humana | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6625223153118575 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2562864342968393 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The phenomenon of death is the certainty of life, however, death is still a taboo subject. The reflexive character about finitude is scarce in many social and educational spaces. Death and dying have been discussed in academia, in general in the field of health. Therefore, in the area of Education, the discussion still needs further expansion. The main objective of this research at the Federal University of Pernambuco – UFPE is to understand how the meanings and implications of death and dying influence the lives of UFPE servants. It intends, as specific objectives, to identify strategies for coping with death and dying developed by UFPE servants and to discuss education for death in the light of human training from the perception of UFPE servants. Human formation in an integral perspective of being is the approach adopted in this study, with education for death considered as part of this training process. The chosen methodological trajectory is qualitative, the form is field research, the instruments for data collection are semi- structured interviews and observation. The analysis of results is guided by content analysis, specifically thematic analysis. The results were analyzed from four categories: meanings and meanings of death; implications of death; facing death and the human in a constant process of formation. The findings point to meanings that range from the belief in life after death to the certainty that with physical death everything ends. Most interviewees do not have a strategy to deal with death, often because they do not reflect on finitude. They also pointed out that they do not have an education for death, although they believe in the importance and need for us to have it in training spaces. Finally, the vision of death and dying in the integral sense in the light of human formation is a path to be followed and, therefore, was not found in the analysis of the results. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Ana Cleide da Silva.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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