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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43397

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Título: Comunidade quilombola como território de memória e de fortalecimento da identidade: o papel da educação escolar quilombola.
Autor(es): SANTOS, Adilza Alves dos
Palavras-chave: Quilombos; Quilombolas - Educação; Identidade social; Memória - Educação
Data do documento: 4-Dez-2020
Citação: SANTOS, Adilza Alves dos. Comunidade quilombola como território de memória e de fortalecimento da identidade: o papel da educação escolar quilombola. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente texto propõe uma discussão sobre a importância da Educação Escolar Quilombola (EEQ) para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola, tendo como objetivo geral: analisar o papel da Educação Escolar Quilombola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola. E como objetivos específicos: 1. Conhecer as práticas educativas desenvolvidas pela escola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade; 2. Identificar nas práticas educativas as contribuições para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade e, 3. Investigar a participação da comunidade Quilombola na escola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola. As categorias estudadas foram: Comunidade quilombola, reconhecendo-a como um território de memória e de identidade; e Educação Escolar Quilombola. A pesquisa foi realizada na Escola Padre Anchieta, localizada na comunidade Quilombola de Guaraciaba (antiga cabeleira) no município de Altinho-PE, com uso da entrevista semiestruturada e a Análise de Conteúdos (BARDIN, 2011) para o tratamento das informações. Perante as análises, podemos concluir que, na escola, há práticas educativas que buscam valorizar a memória e fortalecer a identidade quilombola. Entretanto, observamos que essas ocorrem em consequência da liderança de um dos professores, que envolve a gestão escolar, outros professores da escola e a comunidade nas ações educativas desenvolvidas. A atitude do professor se explica por esse compreender que o papel da escola seja também o da valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola conforme estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43397
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