Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43397
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Adilza Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T11:00:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T11:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adilza Alves dos. Comunidade quilombola como território de memória e de fortalecimento da identidade: o papel da educação escolar quilombola. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43397 | - |
dc.description.abstract | O presente texto propõe uma discussão sobre a importância da Educação Escolar Quilombola (EEQ) para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola, tendo como objetivo geral: analisar o papel da Educação Escolar Quilombola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola. E como objetivos específicos: 1. Conhecer as práticas educativas desenvolvidas pela escola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade; 2. Identificar nas práticas educativas as contribuições para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade e, 3. Investigar a participação da comunidade Quilombola na escola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola. As categorias estudadas foram: Comunidade quilombola, reconhecendo-a como um território de memória e de identidade; e Educação Escolar Quilombola. A pesquisa foi realizada na Escola Padre Anchieta, localizada na comunidade Quilombola de Guaraciaba (antiga cabeleira) no município de Altinho-PE, com uso da entrevista semiestruturada e a Análise de Conteúdos (BARDIN, 2011) para o tratamento das informações. Perante as análises, podemos concluir que, na escola, há práticas educativas que buscam valorizar a memória e fortalecer a identidade quilombola. Entretanto, observamos que essas ocorrem em consequência da liderança de um dos professores, que envolve a gestão escolar, outros professores da escola e a comunidade nas ações educativas desenvolvidas. A atitude do professor se explica por esse compreender que o papel da escola seja também o da valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola conforme estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Quilombos | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Memória - Educação | pt_BR |
dc.title | Comunidade quilombola como território de memória e de fortalecimento da identidade: o papel da educação escolar quilombola. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1931815465123434 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This text proposes a discussion on the importance of Quilombola School Education (QSE) for the enhancement of memory and the strengthening of quilombola identity, with the general objective of: to analyze the role of Quilombola School Education in enhancing memory and strengthening quilombola identity. And as specific objectives: 1. To know the educational practices developed by the school for the enhancement of memory and the strengthening of identity; 2. Identify in educational practices the contributions to the enhancement of memory and the strengthening of identity, and 3. Investigate the participation of the Quilombola community in the school for the enhancement of memory and the strengthening of quilombola identity. The categories studied were: Quilombola community, recognizing it as a territory of memory and identity; and Quilombola school education. The research was carried out at the Padre Anchieta School, located in the Quilombola community of Guaraciaba (former hairdresser) in the city of Altinho-PE, using semi-structured interviews and Content Analysis (BARDIN, 2011) for the treatment of information. In view of the analyzes, we can conclude that, at school, there are educational practices that seek to enhance memory and strengthen quilombola identity. However, we observed that these occur as a result of the leadership of one of the teachers who involves school management, other teachers and the community in the educational actions developed. The attitude of the teacher is explained by the understanding that the role of the school is also to enhance memory and to strength the quilombola identity as established by the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Adilza Alves dos.pdf | 359,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons