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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43395

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Title: Educação do Campo e relações étnico-raciais: a representação imagética dos campesinos, negros e indígenas em imagens nos livros didáticos da coleção Buriti Mais.
Authors: FREITAS, Raquel da Silva
Keywords: Livros didáticos; Relações étnico-raciais; Indígenas nos livros didáticos; Negros nos livros didáticos; Pós-colonialismo
Issue Date: 30-Nov-2020
Citation: FREITAS, Raquel da Silva. Educação do Campo e relações étnico-raciais: a representação imagética dos campesinos, negros e indígenas em imagens nos livros didáticos da coleção Buriti Mais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esta pesquisa constitui-se enquanto Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Temos como questão norteadora, como são representados imageticamente os campesinos, os negros e os indígenas nos livros didáticos na coleção Buriti Mais (2019)? Para responder essa questão elegemos como objetivo geral da pesquisa: analisar a representação imagética dos campesinos, dos negros e dos indígenas nos livros didáticos na coleção Buriti Mais (2019). E como objetivos específicos: a) identificar e caracterizar a representação imagética das atividades realizadas pelos campesinos, negros e indígenas nos livros didáticos investigados; b) identificar quais os lugares que os sujeitos campesinos, negros e indígenas ocupam nessas imagens. Para tanto, filiamo-nos às Abordagens Teórico-Metodológicas dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2008), e como fundamentos teóricos, autores que auxiliam na discussão do papel da escola na sociedade atual e do papel da escola no campo (ARROYO, 2017; CALDART, 2002; FERNANDES, 2006), no debate sobre a educação das relações étnico-raciais (GROSFOGUEL, 2016; MUNANGA, 2008), e a respeito do currículo (ESCOBAR, 2005; LOPES, 2013; SILVA, 2000). Como procedimento de análise de dados utilizaremos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1995, VALA,1999). A partir das análises as considerações apontam que os livros didáticos da Buriti Mais trazem avanços em relação a rupturas da Racialização e Racionalização quando apresenta esses sujeitos em espaços de valorização e respeito as diferenças e as identidades. No entanto, ainda carregam marcas da Herança Colonial quando naturaliza os processos de escravização, patriarcalismo, genocídio, epistemicídio e esquecimento, homogeneíza os conhecimentos e folcloriza as expressões culturais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43395
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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