Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43395
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Janssen Felipe da | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T10:59:16Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T10:59:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Raquel da Silva. Educação do Campo e relações étnico-raciais: a representação imagética dos campesinos, negros e indígenas em imagens nos livros didáticos da coleção Buriti Mais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43395 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa constitui-se enquanto Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Temos como questão norteadora, como são representados imageticamente os campesinos, os negros e os indígenas nos livros didáticos na coleção Buriti Mais (2019)? Para responder essa questão elegemos como objetivo geral da pesquisa: analisar a representação imagética dos campesinos, dos negros e dos indígenas nos livros didáticos na coleção Buriti Mais (2019). E como objetivos específicos: a) identificar e caracterizar a representação imagética das atividades realizadas pelos campesinos, negros e indígenas nos livros didáticos investigados; b) identificar quais os lugares que os sujeitos campesinos, negros e indígenas ocupam nessas imagens. Para tanto, filiamo-nos às Abordagens Teórico-Metodológicas dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2008), e como fundamentos teóricos, autores que auxiliam na discussão do papel da escola na sociedade atual e do papel da escola no campo (ARROYO, 2017; CALDART, 2002; FERNANDES, 2006), no debate sobre a educação das relações étnico-raciais (GROSFOGUEL, 2016; MUNANGA, 2008), e a respeito do currículo (ESCOBAR, 2005; LOPES, 2013; SILVA, 2000). Como procedimento de análise de dados utilizaremos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1995, VALA,1999). A partir das análises as considerações apontam que os livros didáticos da Buriti Mais trazem avanços em relação a rupturas da Racialização e Racionalização quando apresenta esses sujeitos em espaços de valorização e respeito as diferenças e as identidades. No entanto, ainda carregam marcas da Herança Colonial quando naturaliza os processos de escravização, patriarcalismo, genocídio, epistemicídio e esquecimento, homogeneíza os conhecimentos e folcloriza as expressões culturais. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Indígenas nos livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Negros nos livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.title | Educação do Campo e relações étnico-raciais: a representação imagética dos campesinos, negros e indígenas em imagens nos livros didáticos da coleção Buriti Mais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8350012938737383 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7400508587983938 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is constituted as a Course Conclusion Work-TCC, of the Pedagogy Degree, of the Centro Acadêmico do Agreste (CAA) of the Federal University of Pernambuco (UFPE). We have as a guiding question, how are peasants, blacks and indigenous people represented in the Buriti Mais (2019) books? To answer this question we have chosen as the general objective of the research: to analyze the image representation of peasants, blacks and indigenous people in Buriti Mais collection (2019) books. As specific objectives we have: a) to identify and characterize the image representation of the activities carried out by peasants, blacks and indigenous people in the books investigated; b) to identify the places that peasants, blacks and indigenous people occupy in these images. To this end, we have joined the Theoretical-Methodological Approaches of Latin American Post Colonial Studies (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2008), and as theoretical foundations, authors who assist in the discussion of the role of school in today's society and the role of school in the field (ARROYO, 2017); CALDART, 2002; FERNANDES, 2006), in the debate on the education of ethnic-racial relations (GROSFOGUEL, 2016; MUNANGA, 2008), and about the curriculum (ESCOBAR, 2005; LOPES, 2013; SILVA, 2000). As a data analysis procedure we will use Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 1995, VALA, 1999). From the analyses, the considerations point out that the Buriti Mais books bring advances in relation to racialization and rationalization ruptures when they present these subjects in spaces of valorization and respect for differences and identities. However, they still carry the marks of the Colonial Heritage when it naturalizes the processes of enslavement, patriarchalism, genocide, epistemicide and forgetfulness, homogenizes knowledge and folklorizes cultural expressions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREITAS, Raquel da Silva.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons