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Título : Os processos de aprendizagem nas escolas do campo no ensino remoto em tempos pandêmicos da Covid-19.
Autor : FERREIRA, Carol Monteiro
Palabras clave : Aprendizagem; Educação do Campo; Ensino Remoto
Fecha de publicación : 21-dic-2021
Citación : FERREIRA, Carol Monteiro. Os processos de aprendizagem nas escolas do campo no ensino remoto em tempos pandêmicos da Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : Esta pesquisa versa sobre a aprendizagem de crianças na educação campesina em tempos pandêmicos através do ensino remoto. Tomamos como principais lentes teóricas para tratar da aprendizagem de crianças em escolas do campo os estudos de Molina e Sá (2012), Vygotsky (1996, 1998), Zabala (1998) e Scoz (2007) e para tratar sobre o ensino remoto fizemos acepção dos estudos de Moraes (2020) e Cani et al. (2020). Temos como objetivo compreender como acontece o processo de ensino aprendizagem em escolas campesinas no período de ensino remoto. De maneira mais específica objetivamos identificar os principais desafios do ensino no período de aula remota, identificar os recursos pedagógicos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto/híbrido e por fim apontar os desafios e possibilidades que o ensino remoto/híbrido trouxe e traz para a aprendizagem no contexto da educação do campo. Nos pautamos na abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), como procedimento metodológico para produção de dados utilizamos o questionário (GIL, 1999) e como procedimento de análise, a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados apontam que o processo de ensino aprendizagem em escolas campesinas no período de ensino remoto acontece através do uso de recursos pedagógicos como os meios de comunicação tecnológicos, as redes sociais e as atividades impressas, nas quais as professoras realizam suas aulas. Como desafios desse processo temos a ausência de internet/recursos tecnológicos, de uma cultura sistemática de estudo, e de interação com os pares, além das possibilidades que apontam para intensificação dos estudos diante dos conteúdos que ainda não foram construídos contando com o envolvimento da família no processo de ensino e aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43181
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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