Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43181
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Carol Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T19:28:50Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T19:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Carol Monteiro. Os processos de aprendizagem nas escolas do campo no ensino remoto em tempos pandêmicos da Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43181 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa versa sobre a aprendizagem de crianças na educação campesina em tempos pandêmicos através do ensino remoto. Tomamos como principais lentes teóricas para tratar da aprendizagem de crianças em escolas do campo os estudos de Molina e Sá (2012), Vygotsky (1996, 1998), Zabala (1998) e Scoz (2007) e para tratar sobre o ensino remoto fizemos acepção dos estudos de Moraes (2020) e Cani et al. (2020). Temos como objetivo compreender como acontece o processo de ensino aprendizagem em escolas campesinas no período de ensino remoto. De maneira mais específica objetivamos identificar os principais desafios do ensino no período de aula remota, identificar os recursos pedagógicos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto/híbrido e por fim apontar os desafios e possibilidades que o ensino remoto/híbrido trouxe e traz para a aprendizagem no contexto da educação do campo. Nos pautamos na abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), como procedimento metodológico para produção de dados utilizamos o questionário (GIL, 1999) e como procedimento de análise, a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados apontam que o processo de ensino aprendizagem em escolas campesinas no período de ensino remoto acontece através do uso de recursos pedagógicos como os meios de comunicação tecnológicos, as redes sociais e as atividades impressas, nas quais as professoras realizam suas aulas. Como desafios desse processo temos a ausência de internet/recursos tecnológicos, de uma cultura sistemática de estudo, e de interação com os pares, além das possibilidades que apontam para intensificação dos estudos diante dos conteúdos que ainda não foram construídos contando com o envolvimento da família no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.title | Os processos de aprendizagem nas escolas do campo no ensino remoto em tempos pandêmicos da Covid-19. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5564326781778005 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7354094251699882 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research deals with the learning of children in peasant education in pandemic times through remote learning. We take the studies of Molina and Sá (2012), Vygotsky (1996, 1998), Zabala (1998) and Scoz (2007) as the main theoretical lens to deal with the learning of children in rural schools, and to deal with remote teaching we accept from the studies by Moraes (2020) and Cani et al. (2020). Our aim is to understand how the teaching-learning process takes place in peasant schools during the remote teaching period. More specifically, we aim to identify the main challenges of teaching in the remote class period, identify the pedagogical resources used for the teaching and learning process in remote/hybrid education and, finally, point out the challenges and possibilities that remote/hybrid education brought and brings to learning in the context of rural education. We use a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), as a methodological procedure for data production, we use the questionnaire (GIL, 1999) and as an analysis procedure, Content Analysis (MORAES, 1999). The results show that the teaching-learning process in rural schools during the remote teaching period takes place through the use of pedagogical resources such as technological means of communication, social networks and printed activities, in which teachers carry out their classes. As challenges in this process, we have the absence of internet/technological resources, a systematic culture of study, and interaction with peers, in addition to the possibilities that point to intensifying studies in the face of contents that have not yet been built with the involvement of the family in the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ Carol Monteiro Ferreira.pdf | 667,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons