Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43153

Comparte esta pagina

Título : Grupo Flor do Barro: a cerâmica narrativa de mulheres artesãs do Alto do Moura – Caruaru / PE.
Autor : SANTOS, Marília Brandão da Silva
Palabras clave : Design; Cerâmica artesanal do nordeste; Artesanato – Alto do Moura (Caruaru, PE); Arte narrativa - Cerâmica
Fecha de publicación : 4-may-2021
Citación : SANTOS, Marília Brandão da Silva. Grupo Flor do Barro: a cerâmica narrativa de mulheres artesãs do Alto do Moura – Caruaru / PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O bairro do Alto do Moura situado no município de Caruaru, a 132 km do Recife, tem tradição em modelagem em argila sendo reconhecido por seu artesanato de peças figurativas cerâmicas com a influência do Mestre Vitalino, Mestre Galdino, entre outros artesãos. Fruto desta tradição ceramista, desde 2014, o grupo Flor do Barro formado por mulheres artesãs do Alto do Moura se reúne com o interesse comum de visibilidade e reconhecimento do seu artesanato inspirado nas referências femininas do local. Esta pesquisa pretende evidenciar a aproximação do design e o artesanato local e se propõe a realizar um diagnóstico do fluxo de produção, gestão do espaço, desenvolvimento dos produtos, comercialização das peças e comunicação do grupo Flor do Barro. Acreditamos que a partir das ferramentas de design é possível planejar ações que auxiliem nesse processo de sustentabilidade, valorização e visibilidade do artesanato do grupo. O método de trabalho escolhido foi baseado na abordagem artesanal e multidisciplinar desenvolvida pelo Laboratório de design O Imaginário da UFPE, que tem como objetivo estimular a gestão sustentável valorizando a cultura e tradição da comunidade artesã, fundamentado nos cinco eixos norteadores: Design, Produção, Gestão, Comunicação e Mercado. Como resultado do eixo de design as referências e inspirações utilizadas no processo de criação do grupo, sobretudo expressam narrativas da vida cotidiana, memória e o empoderamento feminino. Sobre os modos de produção, o grupo carece de organização, redução da queima em forno à lenha e das perdas de matériaprima. No que diz respeito à gestão, o grupo tem um forte cunho político, possuem uma fala de grupo mas, a conduta ainda é muito individual. Quanto aos aspectos comunicacionais externos, estes têm ocorrido pela articulação de parceria e divulgação do grupo na mídia, necessitando de otimizar a comunicação interna, com foco na divulgação dos produtos e elaboração de uma identidade visual. Já as relações com o mercado necessitam de estratégias de ampliação, através da familiarização com produtos digitais e redes sociais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43153
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Marília Brandão da Silva.pdf2,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons