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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43153

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Germannya D’Garcia de Araújo-
dc.contributor.authorSANTOS, Marília Brandão da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:54:46Z-
dc.date.available2022-03-04T13:54:46Z-
dc.date.issued2021-05-04-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Marília Brandão da Silva. Grupo Flor do Barro: a cerâmica narrativa de mulheres artesãs do Alto do Moura – Caruaru / PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43153-
dc.description.abstractO bairro do Alto do Moura situado no município de Caruaru, a 132 km do Recife, tem tradição em modelagem em argila sendo reconhecido por seu artesanato de peças figurativas cerâmicas com a influência do Mestre Vitalino, Mestre Galdino, entre outros artesãos. Fruto desta tradição ceramista, desde 2014, o grupo Flor do Barro formado por mulheres artesãs do Alto do Moura se reúne com o interesse comum de visibilidade e reconhecimento do seu artesanato inspirado nas referências femininas do local. Esta pesquisa pretende evidenciar a aproximação do design e o artesanato local e se propõe a realizar um diagnóstico do fluxo de produção, gestão do espaço, desenvolvimento dos produtos, comercialização das peças e comunicação do grupo Flor do Barro. Acreditamos que a partir das ferramentas de design é possível planejar ações que auxiliem nesse processo de sustentabilidade, valorização e visibilidade do artesanato do grupo. O método de trabalho escolhido foi baseado na abordagem artesanal e multidisciplinar desenvolvida pelo Laboratório de design O Imaginário da UFPE, que tem como objetivo estimular a gestão sustentável valorizando a cultura e tradição da comunidade artesã, fundamentado nos cinco eixos norteadores: Design, Produção, Gestão, Comunicação e Mercado. Como resultado do eixo de design as referências e inspirações utilizadas no processo de criação do grupo, sobretudo expressam narrativas da vida cotidiana, memória e o empoderamento feminino. Sobre os modos de produção, o grupo carece de organização, redução da queima em forno à lenha e das perdas de matériaprima. No que diz respeito à gestão, o grupo tem um forte cunho político, possuem uma fala de grupo mas, a conduta ainda é muito individual. Quanto aos aspectos comunicacionais externos, estes têm ocorrido pela articulação de parceria e divulgação do grupo na mídia, necessitando de otimizar a comunicação interna, com foco na divulgação dos produtos e elaboração de uma identidade visual. Já as relações com o mercado necessitam de estratégias de ampliação, através da familiarização com produtos digitais e redes sociais.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCerâmica artesanal do nordestept_BR
dc.subjectArtesanato – Alto do Moura (Caruaru, PE)pt_BR
dc.subjectArte narrativa - Cerâmicapt_BR
dc.titleGrupo Flor do Barro: a cerâmica narrativa de mulheres artesãs do Alto do Moura – Caruaru / PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9001888703271550pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237996809524149pt_BR
dc.description.abstractxThe Alto do Moura district located in the city of Caruaru, 132 km from Recife, has a tradition in clay modeling and is recognized for its handicraft of figurative ceramic pieces with the influence of Master Vitalino, Master Galdino, among other craftsmen. Fruit of this ceramic tradition, since 2014, the Flor do Barro (Flower from Clay) group, formed by craftswomen from Alto do Moura, meets with the common interest of visibility and recognition of their crafts inspired by the local references of women. This research aims to show the approximation of design and local crafts and proposes to carry out a diagnosis of the production flow, space management, product development, marketing of pieces and communication from the Flor do Barro group. We believe that from the design tools it is possible to plan actions that assist in this process of sustainability, appreciation and visibility of the group's handicrafts. The chosen work method was based on the artisanal and multidisciplinary approach developed by the design laboratory O Imaginário (The Imaginary) from UFPE (The Federal University of Pernambuco), which aims to encourage sustainable management by valuing the culture and tradition of the craftsmen community, based on the five guiding axes: Design, Production, Management, Communication and Market. As a result of the design axis as references and inspirations used in the group's creation process, they mainly express narratives of everyday life, memory and female empowerment, needing to encourage a self-affirmation of the group. Regarding the modes of production, the group lacks organization, reduction of burning in a wood oven and losses of raw material. With regard to management, the group has a strong political slant. The women have a group speech, but their conduct is still very individualistic. As for the external communicational aspects, these have occurred through the articulation of partnership and dissemination of the group in the media, requiring strategic improvement in internal communication, with a focus on the dissemination of products and the development of a visual identity. The relations with the market related to the expansion, through familiarization with the computer and internet resources.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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