Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43089

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorMOURA, Bruno dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-02T12:42:07Z-
dc.date.available2022-03-02T12:42:07Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationMOURA, Bruno dos Santos. A sedução de produtos industriais: imagem avaliativa de smartphones. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43089-
dc.description.abstractA imagem avaliativa do produto, especificamente de smartphones, considera as avalições estéticas baseadas nos julgamentos perceptivos/cognitivos ou emocionais dos usuários. A identificação dos elementos que evocam esses julgamentos reflete de forma importante no papel do designer industrial. Sendo assim, essas avalições não podem ser consideradas uma questão de gosto e, portanto, deve haver um estudo da influência da aparência estética nas pessoas. Dessa forma, objetiva-se prover informações empíricas sobre a imagem avaliativa de smartphones. Para tal, foi utilizada a Teoria das Facetas para estruturação da pesquisa empírica e, para a coleta de dados, o Sistema de Classificações Múltiplas, cujos dados foram analisados através de Tabelas de Frequência. As evidências empíricas mostram que os elementos estéticos são critério que mais influenciam a avaliação de smartphones, tanto para não especialistas como especialistas em projeto de produto e o que eleva a imagem avaliativa de um smartphone é a FORMA, com dimensões de tela entre 5” e 5,8”, em uma figura com a CONSTITUIÇÃO DA FIGURA de elevada ordem, enquanto que o que reduz a imagem avaliativa de um smartphone é a COR neutra em uma figura com CONSTITUIÇÃO DA FIGURA de elevada complexidade, havendo consenso entre Não Especialistas e especialistas em projeto de produto.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectDiferenciação do produtopt_BR
dc.subjectPercepção da formapt_BR
dc.titleA sedução de produtos industriais: imagem avaliativa de smartphones.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4538629871153606pt_BR
dc.description.abstractxThe evaluative image of the product, specifically of smartphones, considers the aesthetic evaluations based on perceptual / cognitive or emotional judgments of the users. The identification of the elements that evoke these judgments reflects importantly in the role of the industrial designer. Therefore, these assessments can not be considered a matter of taste and therefore there should be a study of the influence of aesthetic appearance on people. Thus, the objective is to provide empirical information about the evaluative image of smartphones. For this purpose, the Facets Theory was used to structure the empirical research and, for the data collection, the Multiple Classification System, whose data were analyzed through Frequency Tables. The empirical evidence shows that the aesthetic elements are the criterion that most influence the evaluation of smartphones, for both non-specialists and product design experts, and what elevates the evaluative image of a smartphone is the FORMA, with screen dimensions between 5 "and 5.8 ", in a figure with a high order FIGURE CONSTITUTION, while what reduces the evaluative image of a smartphone is the neutral color in a figure with high complexity, with a consensus between non-specialists and product design specialists.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Bruno dos Santos.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons