Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42978

Share on

Title: Leitura de imagem na infância: contribuições das animações Disney para a educação.
Authors: SILVA, Italo Luis Maximiano da
Keywords: Educação; Animações; Infância
Issue Date: 23-Dec-2021
Citation: SILVA, Italo Luis. Leitura de imagem na infância: contribuições das animações Disney para a educação. 2022. Trabaho de conclusão de curso graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021
Abstract: A presente pesquisa argumenta sobre como os filmes de animação da Disney contribuem para a educação na infância através da leitura de imagem. Buscamos entender como as imagens contidas nestas películas podem influenciar na construção da imaginação crítica tanto em infantis quanto em adultos partindo da premissa que na maioria das vezes estes filmes são utilizados apenas para fins de entretenimento. Seguimos por uma abordagem qualitativa onde analisamos três filmes do estúdio levando em consideração a abordagem de leitura gestáltica, semiótica, iconográfica e estética de Analice Dutra Pillar, coletamos os dados contidos nos filmes e elencamos como podem ser usados tanto em sala de aula quanto em casa, por pais e educadores. Os resultados apontam que os filmes trazem contribuições culturais, sociais e de gênero, entre outros, para um desenvolvimento melhor no que tange o autoconhecimento na infância, desta forma aliando arte e educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42978
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MAXIMIANO ATENA 2.pdf312,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons