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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42646

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Título: A escolarização dos textos literários no livro didático de língua portuguesa: a dimensão de deleite em foco.
Autor(es): SILVA, Maria Caroliny Barbosa da
Palavras-chave: Escolarização de textos literários; Literatura deleite; Livro didático
Data do documento: 14-Dez-2021
Citação: SILVA, Maria Caroliny Barbosa da. A escolarização dos textos literários no livro didático de língua portuguesa: a dimensão de deleite em foco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa cujo propósito foi investigar a escolarização dos textos literários presentes no Livro Didático de Língua Portuguesa, dando enfoque especialmente à questão da preservação e da exploração da dimensão de deleite desses textos. Para tanto, valemo-nos do seguinte objetivo geral: Investigar a escolarização dos textos literários presentes no livro didático de Língua Portuguesa, especialmente no que se refere à dimensão de deleite desses textos. Como objetivos específicos, delimitamos os seguintes: 1) Identificar os textos literários escolarizados nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa e as situações de leitura desses textos, especialmente no que diz respeito à preservação e à exploração da dimensão de deleite; e 2) Analisar se os textos literários e as situações de leitura escolarizadas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa apresentam uma pedagogização que preserva suas especificidades literárias, especialmente no que tange à preservação e à exploração de sua dimensão de deleite. A fim de levantar dados que nos permitissem construir reflexões a partir dos objetivos elencados, foi realizada uma análise documental e de conteúdo dos livros referentes ao 3º e 4º do Ensino Fundamental da Coleção Ápis, Editora Ática, 3ª edição, de autoria de Vera Marchezi, Terezinha Bertin e Ana Trinconi Borgatto. As análises realizadas revelaram LD’s com boas escolhas de obras literárias e um potencial significado em relação ao trabalho com o texto literário, mas que também apresentavam limitações expressivas especialmente no que diz respeito à exploração da dimensão de deleite dos textos literários escolarizados nas das situações de leitura, dimensão essa que, muitas vezes, é deixada de lado em prol de uma priorização deliberada do trabalho com conteúdos disciplinares. Tal enfoque demasiado contribui para cercear as possibilidades existentes na relação entre o aluno e o texto literário presente no livro didático, comprometendo aspectos no que se refere especialmente à apreciação estética e à possiblidade de fruição presente na literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42646
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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