Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42646

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Caroliny Barbosa da-
dc.date.accessioned2022-02-02T16:29:14Z-
dc.date.available2022-02-02T16:29:14Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2022-01-06-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Caroliny Barbosa da. A escolarização dos textos literários no livro didático de língua portuguesa: a dimensão de deleite em foco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42646-
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se a uma pesquisa cujo propósito foi investigar a escolarização dos textos literários presentes no Livro Didático de Língua Portuguesa, dando enfoque especialmente à questão da preservação e da exploração da dimensão de deleite desses textos. Para tanto, valemo-nos do seguinte objetivo geral: Investigar a escolarização dos textos literários presentes no livro didático de Língua Portuguesa, especialmente no que se refere à dimensão de deleite desses textos. Como objetivos específicos, delimitamos os seguintes: 1) Identificar os textos literários escolarizados nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa e as situações de leitura desses textos, especialmente no que diz respeito à preservação e à exploração da dimensão de deleite; e 2) Analisar se os textos literários e as situações de leitura escolarizadas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa apresentam uma pedagogização que preserva suas especificidades literárias, especialmente no que tange à preservação e à exploração de sua dimensão de deleite. A fim de levantar dados que nos permitissem construir reflexões a partir dos objetivos elencados, foi realizada uma análise documental e de conteúdo dos livros referentes ao 3º e 4º do Ensino Fundamental da Coleção Ápis, Editora Ática, 3ª edição, de autoria de Vera Marchezi, Terezinha Bertin e Ana Trinconi Borgatto. As análises realizadas revelaram LD’s com boas escolhas de obras literárias e um potencial significado em relação ao trabalho com o texto literário, mas que também apresentavam limitações expressivas especialmente no que diz respeito à exploração da dimensão de deleite dos textos literários escolarizados nas das situações de leitura, dimensão essa que, muitas vezes, é deixada de lado em prol de uma priorização deliberada do trabalho com conteúdos disciplinares. Tal enfoque demasiado contribui para cercear as possibilidades existentes na relação entre o aluno e o texto literário presente no livro didático, comprometendo aspectos no que se refere especialmente à apreciação estética e à possiblidade de fruição presente na literatura.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolarização de textos literáriospt_BR
dc.subjectLiteratura deleitept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA escolarização dos textos literários no livro didático de língua portuguesa: a dimensão de deleite em foco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7092988188969695pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.description.abstractxThe present work refers to a research whose purpose was to investigate the schooling of literary texts present in the Didactic Book of Portuguese Language, focusing especially on the issue of preservation and exploration of the dimension of delight in these texts. To do so, we make use of the following general objective: Investigate the schooling of literary texts present in the Portuguese language textbook, especially with regard to the dimension of enjoyment of these texts. As specific objectives, we delimit the following: 1) Identify the literary texts studied in the Portuguese Language Textbooks and the situations of reading these texts, especially with regard to the preservation and exploration of the dimension of delight; and 2) To analyze if the literary texts and the reading situations studied in the Didactic Books of Portuguese Language present a pedagogization that preserves their literary specificities, especially with regard to the preservation and exploration of their dimension of delight. In order to gather data that would allow us to build reflections from the listed objectives, a document and content analysis of the books referring to the 3rd and 4th of Elementary School of the Ápis Collection, Ática Publishing Company, 3rd edition, authored by Vera Marchezi, Terezinha Bertin and Ana Trinconi Borgatto. The analyzes carried out revealed textbooks with good choices of literary works and a potential meaning in relation to the work with the literary text, but which also presented expressive limitations, especially with regard to the exploration of the dimension of delight of literary texts educated in reading situations, a dimension that is often left out in favor of a deliberate prioritization of work with disciplinary content. Such an approach contributes too much to restrict the existing possibilities in the relationship between the student and the literary text present in the textbook, compromising aspects especially with regard to aesthetic appreciation and the possibility of enjoyment present in literature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5854-4279pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Maria Caroliny Barbosa da Silva.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons