Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42615

Comparte esta pagina

Título : Design para a empatia: desenvolvimento de um jogo didático para estimulação de empatia no processo de ensino e aprendizagem de crianças em nível fundamental.
Autor : SANTOS, Maria Iris de Lima
Palabras clave : Game design; Empatia; Jogo; Educação inclusiva; Design gráfico
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Citación : SANTOS, Maria Iris de Lima. DESIGN PARA A EMPATIA: desenvolvimento de um jogo didático para estimulação de empatia no processo de ensino e aprendizagem de crianças em nível fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Design. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : As barreiras atitudinais são perpetuadas como intolerância, comportamentos discriminatórios, preconceitos, bullying, capacitismo, etc. Essas ações são responsáveis por violar os direitos de pessoas com deficiência e afastá-las de ambientes e/ou serviços, impedindo que tenham suas participações e condições igualitárias. Destarte, é fundamental enfatizar a relevância da empatia como uma estratégia para a sensibilização social e diminuição das barreiras atitudinais, sobretudo, quando estimulada na fase infantil, dado que o impulso da empatia torna-se mais seletivo ao longo dos anos. Além disso, crianças são mais propensas a absorver novos aprendizados. Assim, mediante a necessidade de criar procedimentos que favoreçam a realidade da pessoa com deficiência, esse trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo educativo que estimule a empatia, a cultura inclusiva e a conscientização em crianças do ensino fundamental, visando a redução das barreiras atitudinais. Para isso, foram utilizadas pesquisas bibliográficas de modo a investigar, através de perspectivas já existentes, aspectos que colaborem para construção dessa proposta. Dessa forma, foram investigadas as ações responsáveis por excluir, socialmente e culturalmente, as pessoas com deficiência; evidenciou-se a importância da escola inclusiva e a desconstrução de barreiras atitudinais nesse espaço; foram apresentados fatores responsáveis pelo estímulo de empatia em crianças, bem como foi apontado como o Design pode contribuir para esse processo. Nesse sentido, para desenvolvimento do jogo, o método de Design utilizado foi o proposto por Péon, a qual delimita o método em três fases: problematização, concepção e especificação. Paralelamente, foram utilizadas ferramentas de autores como Pazmino e Baxter que contribuíram para idealização do projeto. Por fim, como resultado, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro Hurumã, que tem o intuito de estimular a empatia em crianças de 9 a 10 anos do ensino fundamental, por meio de brincadeiras e ações que convidem ao conhecimento, diversão e reflexão sobre o universo das pessoas com deficiência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42615
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia_ Maria Iris de Lima de Santos_ DESIGN PARA A EMPATIA_UFPE_2021.pdf11,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons