Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42531

Compartilhe esta página

Título: Percepções dos estudantes sobre os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da sua prática docente no estágio supervisionado remoto.
Autor(es): SILVA, Ana Karla do Nascimento
Palavras-chave: Estágio supervisionado remoto; Pandemia covid-19; Prática docente; Desafios/dificuldades
Data do documento: 20-Dez-2021
Citação: SILVA, Ana Karla do Nascimento. Percepções dos estudantes sobre os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da sua Prática Docente no estágio supervisionado remoto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Diante deste novo cenário com aulas remotas e da importância do estágio supervisionado como espaço/tempo significativo para a prática docente dos estudantes em formação, a proposta deste artigo é realizar uma discussão no intuito de compreender quais os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da prática docente dos estudantes do curso de pedagogia no Componente Curricular de Estágio Supervisionado II ofertado de maneira remota devido a pandemia de Covid-19. Para isso, temos como objetivos específicos: Identificar quais os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da prática docente dos estudantes e analisar como se desenvolveu a prática docente dos estudantes durante o estágio supervisionado. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e se utilizou do questionário on line para coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram sete discentes do Curso de Pedagogia da UFPE/CAA, que cursaram remotamente o Componente Curricular Estágio Supervisionado II. Assim, tomamos a perspectiva da análise de discurso de Orlandi (2013) a fim de compreender os sentidos atribuídos pelos estagiários sobre sua prática docente no estágio supervisionado remoto. Os resultados apontaram como principal desafio/dificuldade a ausência do contato presencial com a escola/campo de estágio, pois a vivência presencial na escola/sala de aula possibilita ao estudante, com ou sem experiência docente, experiências insubstituíveis e o ensino remoto, por melhor que seja, não é capaz de suprir o lugar e o papel social da escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42531
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons