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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42531

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Karla do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-01-24T12:45:35Z-
dc.date.available2022-01-24T12:45:35Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Karla do Nascimento. Percepções dos estudantes sobre os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da sua Prática Docente no estágio supervisionado remoto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42531-
dc.description.abstractDiante deste novo cenário com aulas remotas e da importância do estágio supervisionado como espaço/tempo significativo para a prática docente dos estudantes em formação, a proposta deste artigo é realizar uma discussão no intuito de compreender quais os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da prática docente dos estudantes do curso de pedagogia no Componente Curricular de Estágio Supervisionado II ofertado de maneira remota devido a pandemia de Covid-19. Para isso, temos como objetivos específicos: Identificar quais os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da prática docente dos estudantes e analisar como se desenvolveu a prática docente dos estudantes durante o estágio supervisionado. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e se utilizou do questionário on line para coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram sete discentes do Curso de Pedagogia da UFPE/CAA, que cursaram remotamente o Componente Curricular Estágio Supervisionado II. Assim, tomamos a perspectiva da análise de discurso de Orlandi (2013) a fim de compreender os sentidos atribuídos pelos estagiários sobre sua prática docente no estágio supervisionado remoto. Os resultados apontaram como principal desafio/dificuldade a ausência do contato presencial com a escola/campo de estágio, pois a vivência presencial na escola/sala de aula possibilita ao estudante, com ou sem experiência docente, experiências insubstituíveis e o ensino remoto, por melhor que seja, não é capaz de suprir o lugar e o papel social da escola.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionado remotopt_BR
dc.subjectPandemia covid-19pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDesafios/dificuldadespt_BR
dc.titlePercepções dos estudantes sobre os desafios/dificuldades ao desenvolvimento da sua prática docente no estágio supervisionado remoto.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9761963908066189pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.description.abstractxRegarding this new scenario with remote classes and the importance of the supervised internship as a meaningful space/time to the teaching practice of the teaching students, the aim of this article is to create a discussion in order to comprehend the challenges/difficulties faced throughout the development of the teaching practice of Pedagogy undergraduate students who are taking the subject Componente Curricular de Estágio Supervisionado II (Curriculum Content: Supervised Internship II) made available through remote mode due to the Covid-19 pandemic. Thus, this article has the following specific goals: To identify which were the challenges/difficulties faced throughout the development of the teaching practice of the students and to analyze how the teaching practice of the students had developed during the supervised internship. The research adopted the qualitative approach and used an online questionnaire to collect the data. The research subjects were seven Pedagogy students from the University of Pernambuco (Agreste Academic Center), who had remotely taken the curriculum content of supervised internship II. Therefore, it was applied from the discourse analysis perspective based on Orlandi's (2013) research work so as to comprehend the meanings conveyed by the interns about their teaching practice in the remorse supervised internship. The results showed as the main challenge/difficulty the absence of the face-to-face contact with the school/internship field, since the face-to-face involvement inside the school or classroom enables the student, with or without teaching experience, irreplaceable experiences and the remote teaching, as good as it looks, is not able to provide the space and the social role of the school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura



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