Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480
Compartilhe esta página
Título: | Mito e tragédia na experiência educativa da Grécia antiga: Um olhar para a narrativa de Prometeu. |
Autor(es): | SOUZA, Djhone de Barros Chaves |
Palavras-chave: | Mito Grego; Tragédia; Educação; Prometeu Acorrentado |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Abstract: | O mito e a tragédia contribuíram significativamente na experiência educativa da civilização grega arcaica e clássica. Neste texto abordaremos essa experiência em uma perspectiva histórica, partindo de uma pesquisa bibliográfica de autores da história da educação, pedagogia, antropólogos e estudiosos da tragédia grega. Buscamos compreender a partir da cultura grega, as relações entre o mito e a educação que se configurou em um instrumento educativo por meio da tragédia. Nesse processo, partimos da história da Grécia arcaica e clássica, descrevendo como a narrativa mítica caracteriza a cultura e a educação do povo grego, e posteriormente discutiremos o significado formativo da tragédia nessa sociedade. Para tanto, nos valemos da tragédia Prometeu Acorrentado de Ésquilo como modelo formativo dessa experiência. A partir desse estudo, reconhecemos o potencial formativo dessas narrativas, que tiveram relevante papel formativo no mundo grego, possibilitando pensar em um modelo de educação na atualidade que não esteja orientado por ideais utilitários, voltado à mera formação técnica, mas que avance na direção de uma formação mais ampla e humanizadora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedagogia Djhone(2).pdf | 347,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons