Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480
Comparte esta pagina
Título : | Mito e tragédia na experiência educativa da Grécia antiga: Um olhar para a narrativa de Prometeu. |
Autor : | SOUZA, Djhone de Barros Chaves |
Palabras clave : | Mito Grego; Tragédia; Educação; Prometeu Acorrentado |
Fecha de publicación : | 16-dic-2021 |
Resumen : | O mito e a tragédia contribuíram significativamente na experiência educativa da civilização grega arcaica e clássica. Neste texto abordaremos essa experiência em uma perspectiva histórica, partindo de uma pesquisa bibliográfica de autores da história da educação, pedagogia, antropólogos e estudiosos da tragédia grega. Buscamos compreender a partir da cultura grega, as relações entre o mito e a educação que se configurou em um instrumento educativo por meio da tragédia. Nesse processo, partimos da história da Grécia arcaica e clássica, descrevendo como a narrativa mítica caracteriza a cultura e a educação do povo grego, e posteriormente discutiremos o significado formativo da tragédia nessa sociedade. Para tanto, nos valemos da tragédia Prometeu Acorrentado de Ésquilo como modelo formativo dessa experiência. A partir desse estudo, reconhecemos o potencial formativo dessas narrativas, que tiveram relevante papel formativo no mundo grego, possibilitando pensar em um modelo de educação na atualidade que não esteja orientado por ideais utilitários, voltado à mera formação técnica, mas que avance na direção de uma formação mais ampla e humanizadora. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedagogia Djhone(2).pdf | 347,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons