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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42258

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAGUIAR, Márcia Angela da Silva-
dc.contributor.authorREIS FILHO, Horácio Francisco dos-
dc.date.accessioned2021-12-16T00:53:57Z-
dc.date.available2021-12-16T00:53:57Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationREIS FILHO, Horácio Francisco dos. Regime de colaboração entre os sistemas de ensino: uma análise do Programa Educação Integrada no Estado de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42258-
dc.description.abstractA presente dissertação se insere na linha de pesquisa Política, Planejamento e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem como objeto o regime de colaboração no campo da educação entre o Estado e municípios em Pernambuco, Brasil, no período de 2015-2019, tendo como foco o Programa de Educação Integrada desenvolvido nos municípios de Arcoverde, Bonito e Camaragibe. Buscou-se na pesquisa, de corte qualitativo, contextualizar o Programa Educação Integrada no estado de Pernambuco, identificar os acordos estabelecidos entre o governo estadual e as prefeituras dos citados municípios, analisar as estratégias de desenvolvimento do Programa Educação Integrada no contexto de uma cooperação federativa entre o Estado e os municípios, bem como caracterizar os resultados dessa cooperação. Para tanto, foram realizados levantamentos e análises bibliográficas e documentais sobre o tema, examinados documentos oficiais referentes ao Programa de Educação Integrada do Estado e dos municípios e efetivadas entrevistas semiestruturadas com gestores, profissionais da educação e estudantes que participaram do processo de implementação do Programa. A pesquisa evidenciou que o Programa Educação Integrada é uma iniciativa do Governo do Estado, na qual o setor educacional público municipal passa a se enquadrar e ser norteado por novas formas de gerenciamento de educação escolar e do desenvolvimento da prática educativa. Constatou-se que o Programa Educação Integrada apresenta o requisito da participação de instituições privadas nos processos formativos, oferta e material didático, restando aos municípios apenas um posicionamento sobre a forma de como essa atividade será desenvolvida. Conclui-se que o Programa de Educação Integrada tem se configurado uma experiência de relação cooperativa insatisfatória no campo da educação, com níveis de aceitação diferenciados e com pendências relativas à qualificação dos ambientes de aprendizagem das escolas consideradas de tempo integral. A pesquisa evidencia, portanto, a necessidade de um novo ordenamento capaz de superar as históricas e profundas desigualdades sociais e educacionais e aponta, para isso, a instituição do Sistema Nacional de Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Educacional - Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectSistemas de Ensinopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleRegime de colaboração entre os sistemas de ensino : uma análise do Programa Educação Integrada no Estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES, Alfredo Macedo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5555994344013096pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445186556699560pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is part of the line of research Policy, Planning and Management of Education of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), and has as its object the regime of collaboration in the field of education between the State and municipalities in Pernambuco, Brazil, in the period 2015-2019, focusing on the Integrated Education Program developed in the municipalities of Arcoverde, Bonito and Camaragibe. In the qualitative study, we sought to contextualize the Integrated Education Program in the state of Pernambuco, identify the agreements established between the state government and the municipalities of the aforementioned municipalities, to analyze the development strategies of the Integrated Education Program in the context of federative cooperation between the State and the municipalities, as well as to characterize the results of this cooperation. For this, bibliographic and documentary surveys and analyses were carried out on the subject, examined official documents related to the Integrated Education Program of the State and the municipalities and semi-structured interviews were carried out with managers, education professionals and students who participated in the implementation process of the Program. The research showed that the Integrated Education Program is an initiative of the State Government, in which the municipal public educational sector begins to fit and be based by new forms of school education management and the development of educational practice. It was found that the Integrated Education Program presents the requirement of the participation of private institutions in the formative processes and offer and didactic material, leaving the municipalities only a position on how this activity will be developed. It is concluded that the Integrated Education Program has been configured in an experience of unsatisfactory cooperative relationship in the field of education, with differentiated levels of acceptance and pending regarding the qualification of learning environments of schools considered full-time. The research shows, therefore, the need for a new order capable of overcoming historical and profound social and educational inequalities and points to this, the institution of the National Education System.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9556013338525128pt_BR
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