Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4179

Comparte esta pagina

Título: A inserção das pequenas e médias empresas no comércio exterior : uma abordagem da viabilidade e do desempenho exportador
Autor(es): Samuel de Miranda Melo Júnior, José
Palavras-chave: Comércio exterior; Mercado internacional
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Samuel de Miranda Melo Júnior, José; Raimundo Oliveira Vergolino, Jose. A inserção das pequenas e médias empresas no comércio exterior : uma abordagem da viabilidade e do desempenho exportador. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: O presente estudo tem como abordagem principal fornecer subsídios para a discussão sobre a inserção das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras no comércio exterior, com enfoque para o vetor viabilidade e desempenho desse segmento no mercado internacional. Tal escolha deu-se em função de duas razões: a primeira enquanto uma forma de recolocar na agenda de discussões brasileiras a questão da importância do desenvolvimento das PMEs como agente dinamizador das exportações e legitimá-lo como catalisador de emprego e renda para a população; e a Segunda, delinear as especificidades dessas empresas no setor exportador, estabelecendo uma análise dos fatores estratégicos e das problemáticas existentes no processo de inserção desse segmento no mercado internacional
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4179
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5768_1.pdf706,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons