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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41702

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Title: Profissionalidade das professores diante dos seus fazeres e das contribuições das Secretarias Municipais de Educação para com o seu tecer-se professora no agreste pernambucano
Authors: PONTES, Priscilla Maria Silva do Carmo
Keywords: Prática docente; Educação – Pernambuco – Secretarias Municipais de Educação; Docentes – Ensino Fundamental; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 26-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PONTES, Priscilla Maria Silva do Carmo. Profissionalidade das professores diante dos seus fazeres e das contribuições das Secretarias Municipais de Educação para com o seu tecer-se professora no agreste pernambucano. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A pesquisa, intitulada Profissionalidade das professoras diante dos seus fazeres e das contribuições das Secretarias Municipais de Educação, para com o seu tecer-se Professora no Agreste Pernambucano, surgiu de nossas experiências pessoais-profissionais-acadêmicas, que foram nos conduzindo ao entendimento de que a tessitura da profissionalidade acontece entremeada aos nossos percursos formativos e aos cotidianos escolares, por onde vamos nos desenvolvendo como professora. Logo, a nossa trajetória formativa, nos conduziu a curiosidade, por investigar: como as Professoras dos anos iniciais do Vale do Ipojuca – Agreste/PE percebem a sua profissionalidade, considerando as contribuições da Secretaria Municipal de Educação, para com os seus fazeres docentes? Esta questão, desdobra-se no seguinte objetivo geral: compreender como as Professoras dos anos iniciais, do Vale do Ipojuca – Agreste/PE, percebem a sua profissionalidade, considerando as contribuições da Secretaria Municipal de Educação, para com os seus fazeres docentes. Para a construção do referencial teórico, partimos, das produções científicas do bancos de dados da ANPED e do PPGE/PPGEduc, seguindo o diálogo teórico com autores como Santiago e Batista Neto (2011), Sarti (2008), Bahia (2017), Ambrosetti e Almeida (2009), Sácristan (1999), Nóvoa (1992) e Roldão (2007). O percurso teórico-metodológico, foi ancorado na Teoria da Análise do Discurso Francesa, a partir de Pêcheux (1975) e Orlandi (2012). Com esta perspectiva teórico-metodológica, nos aproximamos dos objetivos específicos: analisar como as Secretarias Municipais de Educação compreendem as suas contribuições para com a profissionalidade docente nos anos iniciais; analisar quais os sentidos que as professoras dos anos iniciais produzem para o seu exercício profissional; e analisar quais as contribuições das Secretarias Municipais de Educação para os fazeres docentes, na visão das professoras dos anos iniciais. Como procedimentos de coleta de dados, trabalhamos com questionários e entrevistas, realizadas com dezesseis técnicas pedagógicas, distribuídas pelos municípios do Vale do Ipojuca e com duas professoras dos anos iniciais. Na análise, identificamos que as professoras percebem a contribuição das SME, através das formações continuadas, quando estas se afastam do sentido de ‘orquestramento’ das suas práticas. Elas também têm essa percepção através da presença das coordenadoras pedagógicas, quando se envolvem com as suas demandas nos cotidianos escolares. Quanto aos seus olhares para com o seu exercício profissional, foi recorrente o sentido de sobrecarga. Apesar de ocuparem lugares diferentes na produção discursiva, trouxeram-nos sentidos de cansaço e desmotivação, relacionados ao exercício profissional. No caso das técnicas das secretarias, os programas/projetos foram anunciados como suas principais contribuições para com os fazeres docentes, seguidos das formações continuadas, oferecidas pelos referidos programas, e o trabalho das coordenadoras pedagógicas. Com esta tese, revelamos que a profissionalidade docente vai sendo tecida mediante uma relação que entrelaça o percurso formativo das professoras a outros grupos profissionais; cujo o desempenho de suas funções tem rebatimento nos cotidianos escolares onde estão atuando as professoras. Esta investigação possibilitou-nos dizer que a profissionalidade docente é constituída no entrelaçamento da dimensão pessoal, que diz das condições particulares, subjetivas de cada professora, com a dimensão do coletivo, presente nas políticas educacionais, curriculares e de avaliação, vividas no âmbito das Secretarias Municipais de Educação.
Description: PONTES, Priscilla Maria Silva do Carmo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARMO, Priscilla Maria Silva do
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41702
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

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