Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41702
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de | - |
dc.contributor.author | PONTES, Priscilla Maria Silva do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T18:06:36Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T18:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Priscilla Maria Silva do Carmo. Profissionalidade das professores diante dos seus fazeres e das contribuições das Secretarias Municipais de Educação para com o seu tecer-se professora no agreste pernambucano. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41702 | - |
dc.description | PONTES, Priscilla Maria Silva do Carmo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARMO, Priscilla Maria Silva do | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa, intitulada Profissionalidade das professoras diante dos seus fazeres e das contribuições das Secretarias Municipais de Educação, para com o seu tecer-se Professora no Agreste Pernambucano, surgiu de nossas experiências pessoais-profissionais-acadêmicas, que foram nos conduzindo ao entendimento de que a tessitura da profissionalidade acontece entremeada aos nossos percursos formativos e aos cotidianos escolares, por onde vamos nos desenvolvendo como professora. Logo, a nossa trajetória formativa, nos conduziu a curiosidade, por investigar: como as Professoras dos anos iniciais do Vale do Ipojuca – Agreste/PE percebem a sua profissionalidade, considerando as contribuições da Secretaria Municipal de Educação, para com os seus fazeres docentes? Esta questão, desdobra-se no seguinte objetivo geral: compreender como as Professoras dos anos iniciais, do Vale do Ipojuca – Agreste/PE, percebem a sua profissionalidade, considerando as contribuições da Secretaria Municipal de Educação, para com os seus fazeres docentes. Para a construção do referencial teórico, partimos, das produções científicas do bancos de dados da ANPED e do PPGE/PPGEduc, seguindo o diálogo teórico com autores como Santiago e Batista Neto (2011), Sarti (2008), Bahia (2017), Ambrosetti e Almeida (2009), Sácristan (1999), Nóvoa (1992) e Roldão (2007). O percurso teórico-metodológico, foi ancorado na Teoria da Análise do Discurso Francesa, a partir de Pêcheux (1975) e Orlandi (2012). Com esta perspectiva teórico-metodológica, nos aproximamos dos objetivos específicos: analisar como as Secretarias Municipais de Educação compreendem as suas contribuições para com a profissionalidade docente nos anos iniciais; analisar quais os sentidos que as professoras dos anos iniciais produzem para o seu exercício profissional; e analisar quais as contribuições das Secretarias Municipais de Educação para os fazeres docentes, na visão das professoras dos anos iniciais. Como procedimentos de coleta de dados, trabalhamos com questionários e entrevistas, realizadas com dezesseis técnicas pedagógicas, distribuídas pelos municípios do Vale do Ipojuca e com duas professoras dos anos iniciais. Na análise, identificamos que as professoras percebem a contribuição das SME, através das formações continuadas, quando estas se afastam do sentido de ‘orquestramento’ das suas práticas. Elas também têm essa percepção através da presença das coordenadoras pedagógicas, quando se envolvem com as suas demandas nos cotidianos escolares. Quanto aos seus olhares para com o seu exercício profissional, foi recorrente o sentido de sobrecarga. Apesar de ocuparem lugares diferentes na produção discursiva, trouxeram-nos sentidos de cansaço e desmotivação, relacionados ao exercício profissional. No caso das técnicas das secretarias, os programas/projetos foram anunciados como suas principais contribuições para com os fazeres docentes, seguidos das formações continuadas, oferecidas pelos referidos programas, e o trabalho das coordenadoras pedagógicas. Com esta tese, revelamos que a profissionalidade docente vai sendo tecida mediante uma relação que entrelaça o percurso formativo das professoras a outros grupos profissionais; cujo o desempenho de suas funções tem rebatimento nos cotidianos escolares onde estão atuando as professoras. Esta investigação possibilitou-nos dizer que a profissionalidade docente é constituída no entrelaçamento da dimensão pessoal, que diz das condições particulares, subjetivas de cada professora, com a dimensão do coletivo, presente nas políticas educacionais, curriculares e de avaliação, vividas no âmbito das Secretarias Municipais de Educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educação – Pernambuco – Secretarias Municipais de Educação | pt_BR |
dc.subject | Docentes – Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Profissionalidade das professores diante dos seus fazeres e das contribuições das Secretarias Municipais de Educação para com o seu tecer-se professora no agreste pernambucano | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4249183668115981 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research, entitled Professionality of teachers in view of their actitivies and the contributions of the Municipal Education Secretariats, for their weaving Teacher in the Agreste of Pernambuco, arose from our personal-professional-academic experiences, which led us to the understanding that the weaving of teaching professionality happens interspersed with our formative pathways and school routines, which we develop our professional assignments. The formative trajectory experienced, combined with the studies that we had access during our initial and continued education in Pedagogy, at the master's level, drummed up the curiosity to investigate: how do the early education Teachers of the early years of Vale do Ipojuca - Agreste / PE perceive their professionalism, considering the contributions of the Municipal Department of Education, to their teaching activities? From this question, we developed the following general objective: to understand how the Teachers from the early years, from Vale do Ipojuca – Agreste/PE, perceive their professionality, considering the contributions of the Municipal Department of Education, towards their teaching activities. Therefore, we built our theoretical framework, taking as a starting point, the scientific productions published in the ANPED databases and in the PPGE / PPGEduc. Thus, we followed the theoretical dialogue with authors such as Santiago (1990), Santiago, Batista Neto (2011), Sarti (2008), Bahia (2017), Ambrosetti, Almeida (2009), Sácristan (1999), Nóvoa (1992), Roldão (2007). To achieve our goals, we built the theoretical-methodological path, based on the Theory of French Discourse Analysis, in dialogue with Pêcheux (1975); Orlandi (2012). With this theoretical-methodological perspective, we approach some objectives: to analyze how the municipal education departments understand their contributions to the teaching profession in the early years; to analyze the meanings that teachers of the early years produce for their professional practice; and to analyze what are the contributions of the municipal departments of education to teacher's activities, in the view of teachers from the early years. As data collection procedures, we worked with socio-professional survey and the interviews with sixteen pedagogical techniques, distributed by the municipalities of Vale do Ipojuca - Agreste de Pernambuco and two teachers from the initial years. In our analysis, we identified that the teachers perceive the contribution of MDEs, through continued training, especially when they depart from the sense of 'orchestration' of their practices. Moreover, they also have this perception through the presence of the pedagogical coordinators, when they get involved with their demands in school routine. Regarding their views on professional practice, the sense of professional overload was recurrent. Despite occupying different places in the discursive production, they brought us discourses that referred to fatigue and demotivation. In the case of techniques of the secretaries, the programs / projects were announced as their main contributions to teaching activities, followed by the continued education offered by the referred programs, in addition to the work developed by the pedagogical coordinators. With this thesis, we reveal that the teaching professionality is being woven through a relationship that intertwines the training path of teachers with other professional groups; whose performance of their functions has repercussions in the daily school life where the teachers are working. This investigation allowed us to say that the teaching professionality is constituted in the intertwining of the personal dimension, which says of the particular, subjective conditions of each teacher, with the collective dimension, present in the educational, curricular and evaluation policies, experienced in the scope of the Municipal Education Departments. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Priscilla Maria Silva do Carmo Pontes.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons