Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41308

Compartilhe esta página

Título: A gestão acadêmica e a atuação docente: compreendendo aspectos democráticos na instituição pública de ensino superior.
Autor(es): SILVA, Rosânia Vitória Cardôso Melo
Palavras-chave: Ensino superior - Administração; Democracia; Autonomia universitária; Professores universitários
Data do documento: 15-Ago-2014
Citação: SILVA, Rosânia Vitória Cardôso Melo. A gestão acadêmica e a atuação docente: compreendendo aspectos democráticos na instituição pública de ensino superior. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: Esta pesquisa busca discorrer acerca dos princípios democráticos sob o viés da Gestão Acadêmica em consonância a participação docente nos processos de tomadas de decisões. Além de tecer um estudo sobre a realidade do desempenho de função(ões) e/ou cargo(s) de Gestor(es) no cenário da Universidade, sem uma formação inicial para tal. Partimos com a seguinte inquietação: como se dá a participação dos docentes no Ensino Superior sob o âmbito da proposta de Gestão Democrática? Tendo como objetivos; identificar a relação democrática e participativa no cenário da Instituição Pública do Ensino Superior e analisar a autonomia na mesma. Diante de uma análise circunstancial da realidade de docentes que compõem o corpo de uma Universidade, configuramos análises sobre os perfis da Gestão democrática na realidade acadêmica, bem como o que é compreendido por democracia e como acontece a autonomia e participação na/da Instituição Pública de Ensino Superior. Autores como Habermas (1995), Dallari (2004), Saviani (2002), Ferreira (2006), Bordignon e Gracindo (2006) e Luck (2011) são trabalhados com a proposta de relatar a concepção política da democracia, e também a sua contribuição à realidade da Academia pelos critérios de participação, organização, autoridade e direção assim como outros dentre Cury (2005), nos fazem compreender os aspectos históricos da democracia no cenário da educação. E para tanto, com a necessidade de ampliar as discussões e fazer possíveis relações acerca de Democracia, Gestão na Educação Superior e Autonomia Universitária, colocamos em destaque o apoio em obras como a de Pacheco (2010) e Perrenoud (2002) tratando dos aspectos condicionantes a participação docente, assim como Pedrini (2011), Poz (2003) e Severino (2008) para discorrer acerca das especificidades da Educação Superior. A abordagem metodológica utilizada é decorrente a pesquisa qualitativa, sendo a análise de conteúdo o método escolhido para análise de dados. Com as considerações finais obtemos toda a análise substancial dos fatos. O acolhimento dos dados nos faz perceber o quanto a docência e a gestão, apesar da relação aparentemente imbricada, encontram-se desoladas pelo ‘’caos estatutário’’ que rege os fundamentos de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Por fim, relatamos os desencontros entre teoria e prática relativos aos ideais democráticos e autônomos de uma Instituição Pública de Ensino Superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41308
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rosânia Vitória Cardôso Melo.pdf331,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons