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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40942

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Título: Ensino e aprendizagem de porcentagem e juros na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): SILVA, Elba Marília Amaral da
Palavras-chave: Educação Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Matématica – Ensino – Aprendizagem; Matemática – Porcentagem; UFPE – Pós-graduação
Data do documento: 20-Abr-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Elba Marília Amaral da. Ensino e aprendizagem de porcentagem e juros na Educação de Jovens e Adultos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação discute uma pesquisa que teve como objetivo analisar se e como professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas estaduais pernambucanas localizadas na região atendida pela Gerência Regional de Educação Recife Norte, abordam os conteúdos matemáticos Porcentagem e Juros. Considerou-se no estudo que a porcentagem consiste em uma fração em que o denominador é 100 e é representada pelo símbolo %. O conceito de Juros refere-se ao rendimento do capital que se obtém a partir de determinada operação financeira acordada entre o credor e o tomador de decisão. A discussão é baseada em estudos anteriores desenvolvidos na EJA relacionados ao ensino e a aprendizagem desses conteúdos matemáticos. Numa revisão dessa literatura identificou-se que Porcentagem e Juros são conteúdos pouco investigados em pesquisas que enfocam a modalidade EJA. Este estudo teve uma abordagem qualitativa de pesquisa, na qual foi aplicado um questionário em formulário online aos professores participantes e na sequência aos que se propuseram a continuar na etapa seguinte da pesquisa realizamos uma entrevista também de maneira remota. Essas situações de pesquisa foram organizadas em protocolos que analisamos com referências aos estudos que envolvem Educação Matemática e EJA, incluindo aqueles que pontuaram a relevância de se considerar a significação dos saberes para as vidas dos estudantes, como modos de tornar próprio, de conferir sentido com base nos conhecimentos advindos das práticas sociais às quais esses professores e seus alunos estão vinculados. Espera-se que tais resultados e análises possam contribuir para reflexões e ações pedagógicas que proporcionem o ensino e aprendizagem de Porcentagem e Juros na EJA, as quais contribuam para a atuação significativa dos educadores e estudantes de EJA em contextos sociais que demandem a mobilização de tais conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40942
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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