Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40942

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorSILVA, Elba Marília Amaral da-
dc.date.accessioned2021-08-12T18:22:13Z-
dc.date.available2021-08-12T18:22:13Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Elba Marília Amaral da. Ensino e aprendizagem de porcentagem e juros na Educação de Jovens e Adultos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40942-
dc.description.abstractEsta dissertação discute uma pesquisa que teve como objetivo analisar se e como professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas estaduais pernambucanas localizadas na região atendida pela Gerência Regional de Educação Recife Norte, abordam os conteúdos matemáticos Porcentagem e Juros. Considerou-se no estudo que a porcentagem consiste em uma fração em que o denominador é 100 e é representada pelo símbolo %. O conceito de Juros refere-se ao rendimento do capital que se obtém a partir de determinada operação financeira acordada entre o credor e o tomador de decisão. A discussão é baseada em estudos anteriores desenvolvidos na EJA relacionados ao ensino e a aprendizagem desses conteúdos matemáticos. Numa revisão dessa literatura identificou-se que Porcentagem e Juros são conteúdos pouco investigados em pesquisas que enfocam a modalidade EJA. Este estudo teve uma abordagem qualitativa de pesquisa, na qual foi aplicado um questionário em formulário online aos professores participantes e na sequência aos que se propuseram a continuar na etapa seguinte da pesquisa realizamos uma entrevista também de maneira remota. Essas situações de pesquisa foram organizadas em protocolos que analisamos com referências aos estudos que envolvem Educação Matemática e EJA, incluindo aqueles que pontuaram a relevância de se considerar a significação dos saberes para as vidas dos estudantes, como modos de tornar próprio, de conferir sentido com base nos conhecimentos advindos das práticas sociais às quais esses professores e seus alunos estão vinculados. Espera-se que tais resultados e análises possam contribuir para reflexões e ações pedagógicas que proporcionem o ensino e aprendizagem de Porcentagem e Juros na EJA, as quais contribuam para a atuação significativa dos educadores e estudantes de EJA em contextos sociais que demandem a mobilização de tais conhecimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMatématica – Ensino – Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática – Porcentagempt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de porcentagem e juros na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Valdenice Leitão da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4693010407507271pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation discusses a research that aimed to analyse whether and as teachers of Youth and Adult Education (EJA) of public schools located in the region served by the Regional Management of Recife Education North, address the mathematical contents Percentage and Interest. The percentage consists of a fraction where the denominator is 100 and is represented by the symbol %. The concept of interest refers to the return on capital that is obtained from a specific financial transaction agreed between the creditor and the decision maker. The discussion is based on previous studies on EJA related to the teaching and learning of these mathematical contents. In a review of this literature, it was identified that Percentage and Interest are contents little investigated in research that focuses on the EJA modality. This study proposed a qualitative research approach, in which an online questionnaire was applied to the participating professors. In the following stage, we interviewed volunteers who accepted to continue to participate in study using a google meet resource. These research situations were organized in protocols that we analysed with references to studies in the area, including those that punctuated the relevance of considering the meaning of knowledge for students’ everyday live, as ways of making it their own, giving meaning to base on the knowledge derived from the social practices to which these teachers and their students are linked. It is hoped that such results and analyses may contribute to reflections and pedagogical actions that provide the teaching and learning of the topics of percentage and interest in EJA, which contribute to the significant performance of EJA educators and students in social contexts.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7796206836502667pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elba Marília Amaral da Silva.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons