Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40593

Compartilhe esta página

Título: Tempo, acontecimento e formação humana : contribuições do pensamento de Martin Heidegger para um tempo formativo inoperante.
Autor(es): LOPES JUNIOR, Gelson Antonio
Palavras-chave: Formação Humana - Educação; Heidegger, Martin, 1889-1976; Educação – Aspectos Filosóficos; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOPES JUNIOR, Gelson Antonio. Tempo, acontecimento e formação humana: contribuições do pensamento de Martin Heidegger para um tempo formativo inoperante. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente Tese tematiza uma questão fundamental da educação: a noção de tempo. O objetivo central é analisar o sentido do tempo na experiência de pensamento de Martin Heidegger, suas contribuições para a elucidação da noção de tempo nos processos de formação do humano. O trabalho de pesquisa desenvolvido articulou-se aos métodos qualitativos, uma vez que eles propiciam uma compreensão mais profunda dos fenômenos educacionais. Adotamos uma abordagem fenomenológica de orientação heideggeriana: a análise dos indícios formais. Partimos da orientação aberta por cada ekstase temporal (presente-passado-futuro), tomando como indícios a temporalidade 24⁄7, a infância e o mito através das figuras do tempo-cronos, do tempo-aíon e do tempo-kayrós. No percurso, problematizamos a possibilidade de um outro tempo aberto pela própria experiência formativa, e situado para além do tempo metrificado da modernidade e do tempo líquido-virtual da pós-modernidade. A questão articuladora interrogou: quais as contribuições e limites do pensamento de Martin Heidegger para uma compreensão do tempo formativo do humano? A busca pela resposta pressupôs que a visada heideggeriana pode contribuir para uma reflexão radical do tempo, o tempo ekstático da cura, capaz de afrontar a temporalidade crônico-cronológica que prevalece no debate educacional, e que priva o humano de uma autocompreensão ética de si mesmo. Como resultado, o tempo inoperante, configurado por meio da visada agambeniana, nos revelou o limite estrutural nas meditações de Heidegger e sua percepção do humano como único ente formador de mundo. Ao explorar esse limite da sua ontologia, expomos uma possível viravolta ancorada na retomada de uma leitura mítica da Cura ressignificada pela extramundanidade aberta pelo ser-aí mítico. Ao final, defendemos que o tempo-kayrós, como signo do tempo inoperante, permite vislumbrar uma formação humana conspirada e atravessada pela mistura inter-, multi- e transespecífica, como forma de desativar os maquinismos antropológicos que sustentam nossa compreensão do humano. Assim, esperamos que essa investigação de caráter filosófico-educacional possa elucidar alguns desafios envolvidos no fazer dos/as educadores/as nestes tempos em que se tornou difícil respirar, colaborando para a compreensão de um tempo verdadeiramente formativo e não meramente subordinado aos processos de empresariamento crônico da educação.
Descrição: LOPES JUNIOR, Gelson Antonio, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LOPES, Gelson Antonio Junior
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40593
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Gelson Antonio Lopes Junior.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons