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Título : As práticas docentes em escolas do campo da Rede Municipal de Caruaru-PE com os alunos com deficiência dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor : DOMINGOS, Cicera Mirelle Florêncio da Silva
Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação no Campo; Atividades Docentes – Práticas; Educação das Pessoas com Deficiência; UFPE – Pós-graduação
Fecha de publicación : 31-mar-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DOMINGOS, Cicera Mirelle Florêncio da Silva. As práticas docentes em escolas do campo da Rede Municipal de Caruaru-PE com os alunos com deficiência dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta pesquisa busca o desafio de investigar a interface entre a Educação do Campo e a Educação Inclusiva no munícipio de Caruaru-PE, justificando-se pelos poucos estudos que versam sobre essa realidade. Para tanto, buscamos compreender como se constituem as práticas docentes desenvolvidas em Escolas do Campo da rede municipal de Caruaru com os alunos com deficiência. A abordagem adotada é de cunho qualitativo do tipo de estudo de casos múltiplos, uma vez que nosso caso é o município de Caruaru, mas nossas análises são tecidas sob o enfoque de três realidades diferentes, sendo a Escola Facheiro, a Escola Coroa-de-Frade e a Escola Mandacaru. Nossos instrumentos de coletas de dados compreendem o questionário, as observações e as entrevistas semiestruturadas, além da leitura dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas participantes e do Caderno de mapeamento das pessoas com deficiência atendidas na rede municipal de ensino fornecido pela Secretaria de Educação do munícipio. Entre os resultados, destacamos que o número de Profissionais de Apoio Escolar é insuficiente para a demanda do munícipio e sua chegada nas escolas é condicionada à presença de laudos médicos, divergindo, inclusive, das orientações do Ministério da Educação. Outro fato que nos chamou atenção foi a constatação de que em duas escolas, mesmo após as reformas estruturais realizadas pela Prefeitura, os espaços da Sala de Recursos Multifuncionais não foram concebidos como prioridade, tendo em vista que ambas acabaram por dividir o ambiente com outras demandas da escola, o que interfere diretamente no trabalho das professoras do Atendimento Educacional Especializado, visto que as atividades planejadas não são vivenciadas em sua plenitude devido às inúmeras interrupções decorrentes do uso desses outros espaços. Além disso, são inexistentes formações continuadas para os professores da sala regular na área da Educação do Campo e da Educação Inclusiva, o que colabora para a efetivação de práticas docentes distantes da realidade dos alunos e pautadas no paradigma da integração.
Descripción : DOMINGOS, Cicera Mirelle Florêncio da Silva também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Cicera Mirelle Florêncio da
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40566
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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