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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40566

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Clarissa Martins de-
dc.contributor.authorDOMINGOS, Cicera Mirelle Florêncio da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-18T17:40:15Z-
dc.date.available2021-07-18T17:40:15Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationDOMINGOS, Cicera Mirelle Florêncio da Silva. As práticas docentes em escolas do campo da Rede Municipal de Caruaru-PE com os alunos com deficiência dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40566-
dc.descriptionDOMINGOS, Cicera Mirelle Florêncio da Silva também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Cicera Mirelle Florêncio dapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca o desafio de investigar a interface entre a Educação do Campo e a Educação Inclusiva no munícipio de Caruaru-PE, justificando-se pelos poucos estudos que versam sobre essa realidade. Para tanto, buscamos compreender como se constituem as práticas docentes desenvolvidas em Escolas do Campo da rede municipal de Caruaru com os alunos com deficiência. A abordagem adotada é de cunho qualitativo do tipo de estudo de casos múltiplos, uma vez que nosso caso é o município de Caruaru, mas nossas análises são tecidas sob o enfoque de três realidades diferentes, sendo a Escola Facheiro, a Escola Coroa-de-Frade e a Escola Mandacaru. Nossos instrumentos de coletas de dados compreendem o questionário, as observações e as entrevistas semiestruturadas, além da leitura dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas participantes e do Caderno de mapeamento das pessoas com deficiência atendidas na rede municipal de ensino fornecido pela Secretaria de Educação do munícipio. Entre os resultados, destacamos que o número de Profissionais de Apoio Escolar é insuficiente para a demanda do munícipio e sua chegada nas escolas é condicionada à presença de laudos médicos, divergindo, inclusive, das orientações do Ministério da Educação. Outro fato que nos chamou atenção foi a constatação de que em duas escolas, mesmo após as reformas estruturais realizadas pela Prefeitura, os espaços da Sala de Recursos Multifuncionais não foram concebidos como prioridade, tendo em vista que ambas acabaram por dividir o ambiente com outras demandas da escola, o que interfere diretamente no trabalho das professoras do Atendimento Educacional Especializado, visto que as atividades planejadas não são vivenciadas em sua plenitude devido às inúmeras interrupções decorrentes do uso desses outros espaços. Além disso, são inexistentes formações continuadas para os professores da sala regular na área da Educação do Campo e da Educação Inclusiva, o que colabora para a efetivação de práticas docentes distantes da realidade dos alunos e pautadas no paradigma da integração.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação no Campopt_BR
dc.subjectAtividades Docentes – Práticaspt_BR
dc.subjectEducação das Pessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAs práticas docentes em escolas do campo da Rede Municipal de Caruaru-PE com os alunos com deficiência dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9973621303939479pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2395569396317875pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks the challenge of investigating the interface between Rural Education and Inclusive Education in the municipality of Caruaru-PE, justifying itself by the few studies that deal with this reality. To this end, we seek to understand how the teaching practices developed in schools in the countryside of the municipal network of Caruaru are constituted with students with disabilities. The approach adopted is of a qualitative nature of the type of multiple case study, since our case is the municipality of Caruaru, but our analyzes are woven under the focus of three different realities, being the Facheiro School, the Coroa-de-Escola friar and the Mandacaru School. Our data collection instruments comprise the questionnaire, observations and semi-structured interviews, in addition to reading the Political-Pedagogical Projects of the participating schools and the Mapping Notebook for people with disabilities served in the municipal education system provided by the Municipal Secretary of Education. Among the results, we highlight that the number of PAEs is insufficient for the demand of the municipality and their arrival at schools is conditioned to the presence of medical reports, even diverging from the guidelines of the Ministry of Education. Another fact that drew our attention was that in two schools, even after the structural reforms carried out by the city hall, the SRM space was not conceived as a priority considering that both ended up sharing the environment with other school demands, which directly interferes in the AEE teachers work since the planned activities are not fully experienced due to the numerous interruptions resulting from the use of these other spaces. In addition, there is no continuing training for teachers in the regular classroom in the field of Rural Education and Inclusive Education, which contributes to the realization of teaching practices that are distant from the students' reality and based on the integration paradigm.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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