Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40549

Compartilhe esta página

Título: Escola de Pesca de Tamandaré : reconfiguração do ethos pesqueiro para a nacionalização e industrialização da pesca no Brasil (1954-1975)
Autor(es): RIBEIRO, Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo
Palavras-chave: Sociologia; Pesca – Tamandaré (PE); Educação; Ensino técnico; Ensino profissional
Data do documento: 27-Abr-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo. Escola de Pesca de Tamandaré : reconfiguração do ethos pesqueiro para a nacionalização e industrialização da pesca no Brasil (1954-1975). 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação buscou analisar através da Escola de Pesca de Tamandaré (EPT), a construção de um ethos profissional pesqueiro racional e moderno que esteve associado ao projeto de nacionalização e industrialização da pesca no Brasil e tinha por intuito superar o ethos pesqueiro artesanal pré-existente e de construir um novo pescador. Para tanto, a metodologia empregada neste trabalho, de cunho etnográfico, utilizou-se da pesquisa documental, discutindo os marcos legais presentes em dossiês da Câmara dos Deputados, assim como de outros documentos oficiais do acervo da Marinha e da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), além de contarmos com matérias jornalísticas do Jornal Pequeno e Diario de Pernambuco. A soma disso, realizamos entrevistas com os ex-alunos da Instituição, onde pudemos analisar a reconfiguração do trabalho pesqueiro a partir da promoção de uma instrução alinhada aos interesses governamentais, com base nisso, foi possível identificarmos uma ruptura na educação ofertada. Isto porque o investimento em uma educação formal e técnica via Escola de Pesca, ocupou o lugar do mestre de pesca no que concerne a instrução oferecida aos pescadores artesanais, tendo a função de qualificá-los para o trabalho industrial. O que resultou, por conseguinte, na formação de um novo ethos, forjado através do disciplinamento e da regulação do tempo instituídos pela Marinha nessa Escola de Pesca, possibilitando aos seus alunos a viverem do trabalho no mar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40549
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo Ribeiro.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons