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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4029

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Título: Webquest: uma coreografia didática para produção do conhecimento na educação a distância
Autor(es): PAIVA, Rogerio Antonio de
Palavras-chave: Taxonomia Digital de Bloom; Educação Online; Ensinagem; Coreografias Didáticas; WebQuest
Data do documento: 22-Fev-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio de Paiva, Rogerio; Auxiliadora Soares Padilha, Maria. Webquest: uma coreografia didática para produção do conhecimento na educação a distância. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Estudo teve como objetivo investigar a coreografia didática de professores para o uso de WebQuest em um ambiente online, compreendendo: a) a antecipação do professor no planejamento da WQ para um ambiente online; b) a colocação em cena do professor na execução da WQ para um ambiente online; c) a visão dos alunos sobre a coreografia didática do professor com o uso da WQ para um ambiente online. Neste sentido estruturamos nosso trabalho em dois estudos, considerando o planejamento de duas WQs e os depoimentos dos envolvidos no processo da coreografia didática do ensino online: professor conteudista, professor executor, tutor virtual e estudantes. Para isso, analisamos WQ de duas disciplinas e realizamos entrevistas com professores, tutores e alunos das mesmas. Para análise utilizamos a Análise de conteúdo a partir das categorias definidas a priori: os elementos que consistem na estrutura da WQ. A partir dos resultados investigados pelas etapas acima descritas, constatamos que embora haja interesse e compreensão da importância da WQ no contexto da educação online, os professores ainda precisam conhecer mais a metodologia da WQ; e em sua antecipação devem levar em conta: melhorar a aprendizagem colaborativa dos alunos; melhorar as relações sociais do grupo de estudantes; melhorar e incrementar o uso de recursos didáticos tecnológicos que a Web 2.0 disponibiliza como uma forma a mais na aquisição do conhecimento; e na colocação em cena melhorar o espaço para a co-autoria de sentidos e significados entre os estudantes, bem como fazer uso da linguagem em tom dialógico em que possa aproximar o aluno dos passos do professor nessa coreografia didática. E que também a contextualização da Taxonomia Digital de Bloom provê um novo direcionamento para que as WQs possam ser melhor antecipadas e colocadas em cena
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4029
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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