Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4029
Title: Webquest: uma coreografia didática para produção do conhecimento na educação a distância
Authors: PAIVA, Rogerio Antonio de
Keywords: Taxonomia Digital de Bloom;Educação Online;Ensinagem;Coreografias Didáticas;WebQuest
Issue Date: 22-Feb-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Antonio de Paiva, Rogerio; Auxiliadora Soares Padilha, Maria. Webquest: uma coreografia didática para produção do conhecimento na educação a distância. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Estudo teve como objetivo investigar a coreografia didática de professores para o uso de WebQuest em um ambiente online, compreendendo: a) a antecipação do professor no planejamento da WQ para um ambiente online; b) a colocação em cena do professor na execução da WQ para um ambiente online; c) a visão dos alunos sobre a coreografia didática do professor com o uso da WQ para um ambiente online. Neste sentido estruturamos nosso trabalho em dois estudos, considerando o planejamento de duas WQs e os depoimentos dos envolvidos no processo da coreografia didática do ensino online: professor conteudista, professor executor, tutor virtual e estudantes. Para isso, analisamos WQ de duas disciplinas e realizamos entrevistas com professores, tutores e alunos das mesmas. Para análise utilizamos a Análise de conteúdo a partir das categorias definidas a priori: os elementos que consistem na estrutura da WQ. A partir dos resultados investigados pelas etapas acima descritas, constatamos que embora haja interesse e compreensão da importância da WQ no contexto da educação online, os professores ainda precisam conhecer mais a metodologia da WQ; e em sua antecipação devem levar em conta: melhorar a aprendizagem colaborativa dos alunos; melhorar as relações sociais do grupo de estudantes; melhorar e incrementar o uso de recursos didáticos tecnológicos que a Web 2.0 disponibiliza como uma forma a mais na aquisição do conhecimento; e na colocação em cena melhorar o espaço para a co-autoria de sentidos e significados entre os estudantes, bem como fazer uso da linguagem em tom dialógico em que possa aproximar o aluno dos passos do professor nessa coreografia didática. E que também a contextualização da Taxonomia Digital de Bloom provê um novo direcionamento para que as WQs possam ser melhor antecipadas e colocadas em cena
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4029
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo820_1.pdf6.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.