Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258

Share on

Title: Trajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida : o acesso e a permanência no ensino superior público
Authors: GOUVEIA, Danillo Vital da Silva
Keywords: Conhecimento e aprendizagem; Evolução; Sociologia educacional – Caruaru (PE); Ensino superior – Caruaru (PE); Experiência; Prática de ensino – Caruaru (PE)
Issue Date: 9-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GOUVEIA, Danillo Vital da Silva. Trajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida: o acesso e a permanência no ensino superior público. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral compreender a trajetória escolar e a experiência universitária de estudantes provenientes de famílias socioeconomicamente desfavorecidas que ingressaram nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE, campus Caruaru. Especificamente, buscamos identificar as práticas sociais constituidoras de disposições favoráveis a uma escolarização considerada de longa duração; e analisar a trajetória escolar e a experiência universitária dos estudantes nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE/CAA. Para atingir nossos objetivos desenvolvemos uma discussão teórica pautada nos estudos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire no que se refere a Bourdieu discutimos os conceitos de herança cultural, arbitrário cultural, capital cultural, dentre outros. Em relação a Lahire abordamos as dimensões presentes em sua obra sobre a escolarização nos meios populares e os conceitos de socialização, experiência e disposição a partir da teoria da ação desenvolvida pelo referido autor. A metodologia utilizada por nós leva em consideração as práticas sociais e as vivências/experiências cotidianas da realidade social a ser estudada, aproximando-nos dos procedimentos da pesquisa qualitativa. Realizamos uma análise de contexto microssocial, baseada na perspectiva de Bernard Lahire, com o intuito de compreender a complexa relação entre família, escola, estudante e contexto social, e quais os elementos presentes na trajetória individual que possibilitaram aos sujeitos longevidade escolar. Nessa direção, entrevistamos 6 estudantes da UFPE/CAA dos cursos de Comunicação Social, Engenharia Civil e Medicina, e construímos os retratos sociológicos de cada entrevistado. Os resultados desse estudo apontam que as trajetórias escolares e acadêmicas desses estudantes são marcadas por diferentes formas de apoio familiar, experiências escolares heterogêneas, redes de apoio extrafamiliar e mobilizações individuais por parte de cada estudante.
Description: GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins também é conhecida em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patricia, LINS, Carla Patrícia Acioli e LINS, Carla Acioli
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Danillo Vital da Silva Gouveia.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons