Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins | - |
dc.contributor.author | GOUVEIA, Danillo Vital da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-02T19:33:20Z | - |
dc.date.available | 2021-06-02T19:33:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
dc.identifier.citation | GOUVEIA, Danillo Vital da Silva. Trajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida: o acesso e a permanência no ensino superior público. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258 | - |
dc.description | GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins também é conhecida em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patricia, LINS, Carla Patrícia Acioli e LINS, Carla Acioli | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo geral compreender a trajetória escolar e a experiência universitária de estudantes provenientes de famílias socioeconomicamente desfavorecidas que ingressaram nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE, campus Caruaru. Especificamente, buscamos identificar as práticas sociais constituidoras de disposições favoráveis a uma escolarização considerada de longa duração; e analisar a trajetória escolar e a experiência universitária dos estudantes nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE/CAA. Para atingir nossos objetivos desenvolvemos uma discussão teórica pautada nos estudos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire no que se refere a Bourdieu discutimos os conceitos de herança cultural, arbitrário cultural, capital cultural, dentre outros. Em relação a Lahire abordamos as dimensões presentes em sua obra sobre a escolarização nos meios populares e os conceitos de socialização, experiência e disposição a partir da teoria da ação desenvolvida pelo referido autor. A metodologia utilizada por nós leva em consideração as práticas sociais e as vivências/experiências cotidianas da realidade social a ser estudada, aproximando-nos dos procedimentos da pesquisa qualitativa. Realizamos uma análise de contexto microssocial, baseada na perspectiva de Bernard Lahire, com o intuito de compreender a complexa relação entre família, escola, estudante e contexto social, e quais os elementos presentes na trajetória individual que possibilitaram aos sujeitos longevidade escolar. Nessa direção, entrevistamos 6 estudantes da UFPE/CAA dos cursos de Comunicação Social, Engenharia Civil e Medicina, e construímos os retratos sociológicos de cada entrevistado. Os resultados desse estudo apontam que as trajetórias escolares e acadêmicas desses estudantes são marcadas por diferentes formas de apoio familiar, experiências escolares heterogêneas, redes de apoio extrafamiliar e mobilizações individuais por parte de cada estudante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | Trajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida : o acesso e a permanência no ensino superior público | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8078658908153877 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1756289961986779 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to understand the school trajectory and the university experience of students from socioeconomically disadvantaged families who entered the most selective graduation courses at UFPE, campus Caruaru. Specifically, we seek to identify the social practices that constitute favorable provisions to schooling considered to be long-term; and, analyze the school trajectory and the university experience of these students in the most selective graduation courses from UFPE / CAA. To achieve our aims we developed a theoretical discussion based on the studies of Pierre Bourdieu and Bernard Lahire, based on Bourdieu we talked about the concepts of cultural heritage, cultural arbitrary, cultural capital, among others. From Lahire, we approach the present dimensions in his work on schooling in popular circles and the concepts of socialization, experience and disposition based on the theory of action developed by that author. The methodology we use considers social practices and everyday experiences of the social reality to be studied, approaching the procedures of qualitative research. We carried out an analysis of the microsocial context, based on the perspective of Bernard Lahire, in order to understand the complex relationship between family, school, student and social context, and what elements are present in the individual trajectory that enabled the subjects to have school longevity. In this direction, we interviewed 6 students from UFPE / CAA from the Social Communication, Civil Engineering and Medicine courses, and produced sociological portraits of each interviewee. The results of this study indicate that the school and academic trajectories of these students are marked by different forms of family support, heterogeneous school experiences, extra-family support networks and individual mobilizations by each student. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Danillo Vital da Silva Gouveia.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons