Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins-
dc.contributor.authorGOUVEIA, Danillo Vital da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-02T19:33:20Z-
dc.date.available2021-06-02T19:33:20Z-
dc.date.issued2020-09-09-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Danillo Vital da Silva. Trajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida: o acesso e a permanência no ensino superior público. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258-
dc.descriptionGUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins também é conhecida em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patricia, LINS, Carla Patrícia Acioli e LINS, Carla Aciolipt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral compreender a trajetória escolar e a experiência universitária de estudantes provenientes de famílias socioeconomicamente desfavorecidas que ingressaram nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE, campus Caruaru. Especificamente, buscamos identificar as práticas sociais constituidoras de disposições favoráveis a uma escolarização considerada de longa duração; e analisar a trajetória escolar e a experiência universitária dos estudantes nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE/CAA. Para atingir nossos objetivos desenvolvemos uma discussão teórica pautada nos estudos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire no que se refere a Bourdieu discutimos os conceitos de herança cultural, arbitrário cultural, capital cultural, dentre outros. Em relação a Lahire abordamos as dimensões presentes em sua obra sobre a escolarização nos meios populares e os conceitos de socialização, experiência e disposição a partir da teoria da ação desenvolvida pelo referido autor. A metodologia utilizada por nós leva em consideração as práticas sociais e as vivências/experiências cotidianas da realidade social a ser estudada, aproximando-nos dos procedimentos da pesquisa qualitativa. Realizamos uma análise de contexto microssocial, baseada na perspectiva de Bernard Lahire, com o intuito de compreender a complexa relação entre família, escola, estudante e contexto social, e quais os elementos presentes na trajetória individual que possibilitaram aos sujeitos longevidade escolar. Nessa direção, entrevistamos 6 estudantes da UFPE/CAA dos cursos de Comunicação Social, Engenharia Civil e Medicina, e construímos os retratos sociológicos de cada entrevistado. Os resultados desse estudo apontam que as trajetórias escolares e acadêmicas desses estudantes são marcadas por diferentes formas de apoio familiar, experiências escolares heterogêneas, redes de apoio extrafamiliar e mobilizações individuais por parte de cada estudante.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectSociologia educacional – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino superior – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleTrajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida : o acesso e a permanência no ensino superior públicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8078658908153877pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1756289961986779pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to understand the school trajectory and the university experience of students from socioeconomically disadvantaged families who entered the most selective graduation courses at UFPE, campus Caruaru. Specifically, we seek to identify the social practices that constitute favorable provisions to schooling considered to be long-term; and, analyze the school trajectory and the university experience of these students in the most selective graduation courses from UFPE / CAA. To achieve our aims we developed a theoretical discussion based on the studies of Pierre Bourdieu and Bernard Lahire, based on Bourdieu we talked about the concepts of cultural heritage, cultural arbitrary, cultural capital, among others. From Lahire, we approach the present dimensions in his work on schooling in popular circles and the concepts of socialization, experience and disposition based on the theory of action developed by that author. The methodology we use considers social practices and everyday experiences of the social reality to be studied, approaching the procedures of qualitative research. We carried out an analysis of the microsocial context, based on the perspective of Bernard Lahire, in order to understand the complex relationship between family, school, student and social context, and what elements are present in the individual trajectory that enabled the subjects to have school longevity. In this direction, we interviewed 6 students from UFPE / CAA from the Social Communication, Civil Engineering and Medicine courses, and produced sociological portraits of each interviewee. The results of this study indicate that the school and academic trajectories of these students are marked by different forms of family support, heterogeneous school experiences, extra-family support networks and individual mobilizations by each student.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Danillo Vital da Silva Gouveia.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons