Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258

Compartilhe esta página

Título: Trajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida : o acesso e a permanência no ensino superior público
Autor(es): GOUVEIA, Danillo Vital da Silva
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem; Evolução; Sociologia educacional – Caruaru (PE); Ensino superior – Caruaru (PE); Experiência; Prática de ensino – Caruaru (PE)
Data do documento: 9-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOUVEIA, Danillo Vital da Silva. Trajetórias escolares de estudantes de origem socioeconômica desfavorecida: o acesso e a permanência no ensino superior público. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral compreender a trajetória escolar e a experiência universitária de estudantes provenientes de famílias socioeconomicamente desfavorecidas que ingressaram nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE, campus Caruaru. Especificamente, buscamos identificar as práticas sociais constituidoras de disposições favoráveis a uma escolarização considerada de longa duração; e analisar a trajetória escolar e a experiência universitária dos estudantes nos cursos de graduação mais seletivos da UFPE/CAA. Para atingir nossos objetivos desenvolvemos uma discussão teórica pautada nos estudos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire no que se refere a Bourdieu discutimos os conceitos de herança cultural, arbitrário cultural, capital cultural, dentre outros. Em relação a Lahire abordamos as dimensões presentes em sua obra sobre a escolarização nos meios populares e os conceitos de socialização, experiência e disposição a partir da teoria da ação desenvolvida pelo referido autor. A metodologia utilizada por nós leva em consideração as práticas sociais e as vivências/experiências cotidianas da realidade social a ser estudada, aproximando-nos dos procedimentos da pesquisa qualitativa. Realizamos uma análise de contexto microssocial, baseada na perspectiva de Bernard Lahire, com o intuito de compreender a complexa relação entre família, escola, estudante e contexto social, e quais os elementos presentes na trajetória individual que possibilitaram aos sujeitos longevidade escolar. Nessa direção, entrevistamos 6 estudantes da UFPE/CAA dos cursos de Comunicação Social, Engenharia Civil e Medicina, e construímos os retratos sociológicos de cada entrevistado. Os resultados desse estudo apontam que as trajetórias escolares e acadêmicas desses estudantes são marcadas por diferentes formas de apoio familiar, experiências escolares heterogêneas, redes de apoio extrafamiliar e mobilizações individuais por parte de cada estudante.
Descrição: GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins também é conhecida em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patricia, LINS, Carla Patrícia Acioli e LINS, Carla Acioli
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40258
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Danillo Vital da Silva Gouveia.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons