Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113
Comparte esta pagina
Título : | Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. |
Autor : | SILVA, Taynara Vieira de Melo |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Radioatividade; Semiótica |
Fecha de publicación : | 17-jul-2017 |
Citación : | SILVA, Taynara Vieira de Melo. Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | Este estudo se propõe a investigar como alguns tipos de signos, sendo estes símbolo, ícone e índice, onde são usados para construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade, a partir de uma intervenção pautada na resolução de problemas. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias: ícones, índices e símbolos. Assim, elaboramos uma intervenção a qual foi aplicada a um grupo de cinco alunos, dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Ao final da intervenção, apresentamos dois problemas, em que os alunos tiveram que responder. O processo de resolução dos problemas foi registrado em áudio e posteriormente transcrito. Na análise, identificamos os três tipos de signos, sendo todos relevantes durante o processo de construção de significados. Além disso, destacamos a linguagem (tipo de signo símbolo) como aquele que atravessa todo o processo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Taynara Vieira de Melo.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons