Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113

Comparte esta pagina

Título : Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade.
Autor : SILVA, Taynara Vieira de Melo
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Radioatividade; Semiótica
Fecha de publicación : 17-jul-2017
Citación : SILVA, Taynara Vieira de Melo. Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Este estudo se propõe a investigar como alguns tipos de signos, sendo estes símbolo, ícone e índice, onde são usados para construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade, a partir de uma intervenção pautada na resolução de problemas. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias: ícones, índices e símbolos. Assim, elaboramos uma intervenção a qual foi aplicada a um grupo de cinco alunos, dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Ao final da intervenção, apresentamos dois problemas, em que os alunos tiveram que responder. O processo de resolução dos problemas foi registrado em áudio e posteriormente transcrito. Na análise, identificamos os três tipos de signos, sendo todos relevantes durante o processo de construção de significados. Além disso, destacamos a linguagem (tipo de signo símbolo) como aquele que atravessa todo o processo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Taynara Vieira de Melo.pdf1,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons