Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113

Compartilhe esta página

Título: Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade.
Autor(es): SILVA, Taynara Vieira de Melo
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Radioatividade; Semiótica
Data do documento: 17-Jul-2017
Citação: SILVA, Taynara Vieira de Melo. Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Este estudo se propõe a investigar como alguns tipos de signos, sendo estes símbolo, ícone e índice, onde são usados para construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade, a partir de uma intervenção pautada na resolução de problemas. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias: ícones, índices e símbolos. Assim, elaboramos uma intervenção a qual foi aplicada a um grupo de cinco alunos, dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Ao final da intervenção, apresentamos dois problemas, em que os alunos tiveram que responder. O processo de resolução dos problemas foi registrado em áudio e posteriormente transcrito. Na análise, identificamos os três tipos de signos, sendo todos relevantes durante o processo de construção de significados. Além disso, destacamos a linguagem (tipo de signo símbolo) como aquele que atravessa todo o processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Taynara Vieira de Melo.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons